> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quarta-Feira , 28 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Proclamação da República em exposição no Metrô


jt.com.br - 10.11.09

Proclamação da República em exposição no Metrô

Tatiana Piva, tatiana.piva@grupoestado.com.br

No mês em que o Brasil comemora 120 anos de Proclamação da República (15/11/1889), uma exposição leva à estação República do Metrô 20 painéis que apresentam curiosidades sobre o episódio e os bastidores da criação do livro História do Brasil em Quadrinhos: Proclamação da República (Editora Europa, R$ 19,90).

Até o dia 30 de novembro, todos aqueles que passarem pelas catracas poderão conhecer mais sobre o livro, que fala de um grupo de estudantes que precisa fazer um trabalho sobre a Proclamação da República. “Pela internet, os alunos procuram informações sobre o professor Daguerre e marcam um encontro com ele no Parque Dom Pedro”, diz Edson Rossatto, 31 anos, um dos quatro autores do livro.

A partir dali, o grupo passa por ruas de São Paulo, as quais têm nomes que remetem a pessoas ou fatos relacionados à Proclamação, como Quintino Bocaiúva, jornalista e político brasileiro, e Benjamin Constant, um dos principais articuladores do levante republicano de 1889.

Um dos alunos também comenta com o professor que acha o Hino Nacional muito bonito, mas que não compreende bem o que é dito. Com uma linguagem simples, Daguerre esclarece todas as dúvidas do garoto. Segundo Edson, as histórias em quadrinhos facilitam a compreensão dos fatos por meio de imagens e de uma linguagem mais simples.


DIVIRTA-SE

História do Brasil em Quadrinhos. De hoje a 30 de novembro. Das 4h40 à meia-noite. Metrô República. Livre


http://txt.jt.com.br/editorias/2009/11/10/var-1.94.12.20091110.10.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader