> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Domingo , 25 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Minas Gerais: garrafas pet cercam horta de escola


g1.com.br - 10.11.09

Garrafas pet cercam horta de escola em Minas Gerais

Material que iria para o lixo foi reaproveitado.
Alimentos plantados devem ser usados na merenda.

Do G1, em São Paulo

Alunos e professores da Escola Estadual José Amâncio dos Santos, em Igarapé (MG), criaram o projeto Cerca Viva e plantaram uma horta na escola.

Todos são responsáveis por cultivar diferentes tipos de alimentos, como abobrinha, tomate, pés de alface e beterraba.

Além da diversidade dos vegetais, a cerca da horta, de 50 metros, foi construída com 350 garrafas pet, coletadas na própria escola.


A escola informou que a intenção era utilizar um material nocivo ao meio ambiente como matéria-prima para uma ação que promove o bom uso da terra.

De acordo com a vice-diretora da escola e responsável pelo projeto Cerca Viva, a iniciativa virou tendência na cidade. "A cerca não machuca, é bonita e tem a durabilidade de mais ou menos cem anos. Os alunos aprenderam a utilizar, de uma forma útil, as garrafas vazias. Alguns lugares em que você passa no bairro já têm uma cerca de pet. O pessoal gostou da ideia", disse Sirlene da Silva Reis.


A ideia é utilizar os alimentos na merenda da escola. Sirlene também espera que os alunos tirem boas lições do projeto. “Eles aprendem aqui na escola e levam para casa. O nosso interesse é que eles cultivem a própria horta, que ensinem para os pais as técnicas de plantio", afirmou a vice-diretora.


Um dos alunos, Lucas Ferreira dos Santos Duarte, de 10 anos, aderiu à idéia na própria casa. Ele pediu ao pai algumas mudas e fez uma horta. “Eu fiz um canteirinho e plantei couve, alface, cebolinha e algumas outras. Estão começando a crescer. Eu nunca tinha visto cerca de garrafa pet. É muito bonita. Estou pensando em fazer uma pequenininha para a minha horta”, disse o garoto.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1372088-5604,00-GARRAFAS+PET+CERCAM+HORTA+DE+ESCOLA+EM+MINAS+GERAIS.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader