Quinta-Feira , 18 de Abril de 2024

Quase 2,5 milhões fazem prova do Saresp

Portal do Governo do Estado de São Paulo - 17.11.09

Quase 2,5 milhões de estudantes fazem prova do Saresp

Exame é utilizado para avaliar a qualidade de ensino em toda a rede

A Secretaria Educação espera presença em massa dos quase 2,5 milhões de alunos de escolas estaduais, municipais e particulares nas provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) que começam a partir desta terça-feira, 17. Os exames vão até a quinta-feira, 19, e avaliarão estudantes das 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

"Esse é um momento crucial para o ensino em todo o Estado, pois é a partir dele que diagnosticaremos a qualidade da educação oferecida em nossa rede e traçaremos metas de melhoria para os próximos anos já a partir de 2010. Para isso, contamos com a presença de todos os nossos estudantes nesta que é a maior avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado de São Paulo", afirma o secretário Paulo Renato Souza.

Em números precisos, participarão do Saresp este ano 1.780.122 alunos de escolas estaduais, 625.950 alunos de escolas municipais e 68.745 alunos de escolas particulares, totalizando 2.474.817 estudantes.

Serão avaliadas as disciplinas de língua portuguesa (incluindo redação), matemática, história e geografia. Essas duas últimas fazem parte do grupo das ciências, alternado bienalmente entre ciências da natureza (física, química e biologia) e ciências humanas (história e geografia). Porém, somente as disciplinas de língua portuguesa e matemática são consideradas na composição do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), utilizado para definição de metas e avaliação das escolas da rede estadual.

Foram elaborados mais de 20 tipos de provas diferentes por série e disciplina, que serão acompanhadas na gráfica por fiscais e câmeras de vídeo. Para garantir sigilo eletrônico das informações, também foram exigidos computadores sem conexão à internet e sem qualquer dispositivo para gravação.

O transporte das provas foi feito por caminhões rastreados por GPS, o que permitiu o monitoramento dos veículos em tempo real por meio de um sistema on line. A logística foi administrada por uma central de informações, que monitora os caminhões, controlando os horários de saída e chegada. Coordenadores do CAEd foram destacados para acompanhar os caminhões e receber o material nas Diretorias de Ensino.

Uma vez nas diretorias, as provas só foram retiradas pelos diretores das escolas na véspera do dia da avaliação. Cada diretoria, teve um segurança contratado para vigiar o material durante a noite. Já as escolas, contaram com uma equipe de apoio regional.

Estado vai custear exame das escolas municipais

Pela primeira vez desde a implementação da avaliação em 1996, o Estado custeará a aplicação da prova para alunos da rede municipal de cidades que aderiram ao Saresp. Dessa forma, cerca de 630 mil estudantes de 3.245 escolas municipais de todo o Estado se somarão aos cerca de 2,5 milhões de alunos da rede estadual na aplicação da prova.

Foram reservados R$ 7,1 milhões para esse investimento. "Fico muito feliz em constatar que 80% dos municípios aderiram ao exame do Estado. Dessa forma, os resultados do Saresp serão ainda mais relevantes para definir o que precisa ser feito para melhorar cada vez mais a educação em São Paulo", declara Paulo Renato.

Provas

Nesta terça-feira, 17, será aplicada a prova de língua portuguesa, que inclui redação para alunos das 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Na quarta-feira, 18, será a vez da avaliação de matemática, que contará com questões abertas de lógica e raciocínio para uma amostra de alunos somente da rede estadual.

Na quinta-feira, 19, haverá prova de ciências humanas (geografia e história) para alunos da 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual. Os cadernos de provas destinados aos alunos contarão com questões cognitivas que avaliam competências, habilidades e conteúdos nas áreas e séries avaliadas.

Para a 2ª série do Ensino Fundamenta

Secretaria da Educação