Bom dia
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024

Escola:pais receberão torpedo quando filho faltar

g1.com.br - 27.11.09

Pais receberão torpedo quando filho faltar na escola

A Escola Estadual Osvaldo Martins, em Osvaldo Cruz, a 662 quilômetros da capital, vai implantar um sistema para comunicar ausências de alunos aos pais por meio de telefone celular. A instituição, que tem alunos de quinta a oitava séries do ensino fundamental e do ensino médio pretende, a partir de fevereiro, avisar os pais por mensagem de texto se os filhos faltarem. Desde janeiro, a escola utiliza a impressão digital de seus cerca de 720 alunos para fazer a chamada eletrônica. As crianças chegam e têm que colocar o dedo numa máquina de leitura biométrica que reconhece e atesta a presença. Os professores recebem pouco depois um relatório dos ausentes. A ideia é que os pais dos faltantes sejam avisados pouco depois, diretamente pelo computador. “Muitos estudantes saem de casa para ir à escola e acabam faltando. Isso preocupa os pais”, disse Sidney Zenaro, diretor da Osvaldo Martins e idealizador do projeto, que já foi patenteado por ele. Desde 2003, a escola usa a chamada eletrônica. Antes da leitura biométrica, o cartão magnético era o método vigente, utilizado apenas por mais um colégio de Itatiba, também na rede pública. O Rio de Janeiro estuda adotar o sistema em 2010. As secretarias municipal e estadual da Educação não têm planos de implantar o projeto na rede de ensino. A iniciativa partiu do próprio diretor, que já gastou cerca de R$ 10 mil com as novas tecnologias. O dinheiro vem todo da Associação de Pais e Mestres (APM), por meio de doações da população local.

g1.com.br