> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Participar do Rondon é ter curso intensivo


g1.com.br - 07.12.09

'Participar do Rondon é ter curso intensivo de Brasil', diz estudante
Projeto Rondon 2010 terá a participação de 152 equipes.
Atividades vão acontecer em Bahia, Alagoas, Tocantins e Goiás.

Érica Polo
Do G1, em São Paulo


Todos os anos, desde 2005, universitários de todo o país se envolvem nas atividades do Projeto Rondon. O projeto, que voltou à ativa há mais de quatro anos, tem como um dos objetivos prestar assistência às regiões brasileiras com baixos índices de desenvolvimento humano (IDH). Ao mesmo tempo, a troca de experiências é válida para os estudantes, e não só do ponto de vista profissional.

“Ser voluntário em um projeto como o Rondon não é só aplicar conhecimentos estudados, mas sim ter um curso intensivo de Brasil”, resume a estudante de química ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Renata Antunes, que participou no ano passado.


“A intenção principal é transformar o aluno em homem. Essas atividades são lições de vida e de cidadania”, define José Paulo da Cunha Victorio, gerente de planejamento do projeto no Ministério da Defesa, órgão responsável pelo Rondon.


Assim como Renata, o estudante de agronomia Eduardo Cardoso Rodrigues também reservou alguns dias de seu período de férias na universidade para participar. As atividades do Rondon acontecem nos meses de janeiro, fevereiro ou julho e duram cerca de 15 dias.

Eduardo é aluno da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e esteve no município de Matinhas, na Paraíba. Entre outras atividades, lá ele ajudou os produtores locais de tangerina a adquirir mudas mais saudáveis e proteger sua plantação contra pragas.


“Senti que existe carência grande em assistência técnica por lá. Mas apenas repassei o pouco do que sei e já pude aprender na faculdade”, comenta. Além da troca de conhecimentos técnicos, Eduardo conta que ganhou muito em experiência pessoal. “Saí de lá com espírito cidadão. Esse tipo de experiência abre a visão, a mente se enche de idéias para ajudar e melhorar a realidade desse país”, diz.

Renata participou do Rondon em Adrianópolis, no Paraná, onde colaborou com um grupo cujo projeto era fornecer orientações nutricionais para merendeiras de escolas, além de fazer palestras sobre educação ambiental para as crianças e educação sexual para os adolescentes.


“Depois do projeto, eu aprendi que o senso de igualdade deve ser aplicado em todos os lugares e com todas as pessoas. Lá pude identificar, além de problemas sociais, os problemas ambientais. Como a contaminação por chumbo que traz malefícios ao meio ambiente e também aos moradores”, diz. A estudante escolheu analisar a área contaminada e apontar melhorias para a qualidade de vida como tema de seu trabalho de conclusão de curso.

Projeto 2010 e história

As próximas ações do Rondon vão envolver 152 equipes de universitários em 76 municípios espalhados pela Bahia, Alagoas, Tocantins e Goiás durante o período de 15 de janeiro a 8 de fevereiro do ano que vem. Segundo o Ministério da Defesa, os alunos são de 98 universidades.




As instituições interessadas em participar inscrevem seus projetos nas categorias A ou B (ou nas duas) e aguardam a avaliação de uma comissão, que aceita ou não as propostas de trabalho.


Segundo Victorio, gerente de planejamento no Ministério da Defesa, o grupo A envolve, principalmente, ações de cultura, educação, saúde e orientações sobre os direitos do cidadão. Já o B engloba atividades voltadas ao meio ambiente, geração de renda, formulação de plano diretor para os municípios e empreendedorismo. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.defesa.gov.br.

Segundo os organizadores, o projeto conta como um estágio para os estudantes. Além disso, os gastos com alojamentos e comida ficam por conta das prefeituras locais e, quando necessário, os alunos ficam em quartéis do Exército.

O Rondon surgiu em 1967 e foi interrompido em 1989. Voltou à ativa em 2005, conta Victorio. “Na primeira fase, o projeto tinha um cunho mais assistencialista, hoje é mais educativo. O

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1399241-5604,00.html

g1.globo.com

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader