Bom dia

Portal do Governo do Estado de São Paulo - 07.12.09

Mais de 6,5 mil candidatos fazem vestibular da Univesp

Relação de aprovados será divulgada no dia 19 de janeiro

O vestibular para o primeiro curso de Pedagogia semipresencial Univesp/Unesp foi realizado neste domingo, 6 , em 21 cidades do Estado de São Paulo. Do total de inscritos, 6.525 candidatos compareceram à prova - um índice de 18,3% de abstenção. O número está dentro do esperado: o vestibular da Unesp 2009 teve 17,8% de índice de abstenção. A prova foi realizada pela Fundação para o Vestibular da Unesp (Vunesp).

Ao todo, 7.987 candidatos se inscreveram para preencher as 1.350 vagas oferecidas no Estado de São Paulo. O curso teve uma média de 5,9 candidatos disputando cada vaga - número quatro vezes maior que a média nacional de candidatos/vaga em pedagogia, de acordo com dados do INEP/MEC. A graduação em pedagogia semipresencial é a primeira oferecida no programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp).

O processo seletivo para o curso de pedagogia semipresencial Univesp/Unesp acontece nesta única fase. A avaliação contou com uma prova de conhecimentos gerais e uma redação dissertativa. A prova e o gabarito oficial já estão disponíveis no site da Vunesp (www.vunesp.com.br). A relação de aprovados no vestibular será divulgada no dia 19 de janeiro e as matrículas deverão ser realizadas de 3 a 5 de fevereiro. As aulas começam no dia 1º de março.

As 1.350 vagas de pedagogia semipresencial representam um aumento de 21% no total de vagas de graduação oferecidas pela Unesp. Para o Secretário de Ensino Superior, Carlos Vogt, as expectativas para o processo seletivo são as melhores. "Este é um importante passo para a expansão de vagas no ensino superior gratuito e de qualidade, que também garante formação aos professores", afirma Vogt.

Flexibilização com qualidade

O curso semipresencial de Pedagogia Univesp/Unesp tem duração de 40 meses - o que equivale a pouco mais de três anos - com carga horária total de 3.390 horas (a mesma da graduação já oferecida na modalidade totalmente presencial). O curso tem 60% de suas atividades online e 40% das atividades presenciais, realizadas em dois encontros semanais que acontecerão nos polos de atividades presenciais. Pedagogia Univesp/Unesp conta ainda com um importante material de apoio produzido pela Fundação Padre Anchieta e veiculado pelo canal digital Univesp TV, criado especialmente para o Programa Univesp. Dessa maneira, os alunos têm uma maior flexibilização de tempo e do horário de estudos.

Calendário do processo seletivo e início das aulas

Lista de convocados - 19 de janeiro
Matrícula - de 3 a 5 de março