> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Temperatura do planeta nunca esteve tão alta


globo.com.br - 08.12.09

Temperatura do planeta nunca esteve tão alta e motivo é o aquecimento global, indica pesquisa da Organização Meteorológica Mundial


O Globo, com agências internacionais



LONDRES - A temperatura global subiu desde 1850 e o aquecimento se acelerou desde 1970, indicam dados divulgados no Reino Unido nesta terça-feira. O mundo nunca foi tão quente desde que a Humanidade aprendeu a medir a temperatura, afirma a Organização Meteorológica Mundial (OMM), responsável pelo relatório. A primeira década dos anos 2000 é a mais quente já registrada nos últimos 160 anos e o planeta continua a se aquecer.

Agência de Proteção Ambiental do EUA divulga impacto das emissões na saúde humana
O ano de 2009 caminha para ser o quinto ano mais quente da História. As medições indicam uma elevação de 0,44 grau Celsius sobre a média de 14 graus do Terra. A temperatura média não parece elevada à primeira vista, mas ela considera desde as mínimas do inverno antártico aos verões do Saara e, por isso, qualquer ínfima alteração representa impacto considerável no regime climático.

Confira o infográfico 'Planeta em perigo' e entenda o impacto do aquecimento global
- Analisamos as médias de temperatura em todos os continentes. Somente na América do Norte as condições estão mais frias do que a média. No resto do mundo, o planeta esquentou este ano. Estamos numa tendência de aquecimento. Não há dúvidas sobre isso - disse o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

Segundo a OMM, uma análise ainda em andamento nos Estados Unidos indica que os dois próximos anos tendem a ser particularmente tórridos. E deve ser apresentado ainda hoje na cúpula do clima de Copenhague o levantamento completo das temperaturas da Terra nos últimos 160 anos.

Os dados vêm de mais de 1.500 estações meteorológicas em todo o mundo usadas para o monitoramento climático. Eles mostram um rápido aquecimento global desde a década de 1970 e a cada década o aquecimento se acentuou.

O Hadley Centre, do escritório meteorológico, publicou os dados para aumentar a transparência e enfatizar que o mundo está se aquecendo.

Os céticos em relação à mudança climática usaram uma série de emails que vazaram da Universidade de East Anglia para acusar especialistas em clima de conluio para suprimir alguns dados sobre o assunto.

"A Universidade de East Anglia apoia totalmente o escritório meteorológico em tornar esses dados públicos", disse o escritório em comunicado.

A entidade planeja publicar os registros restantes de cerca de 5 mil estações quando tiver a aprovação dos proprietários dos dados.

As negociações entre 190 países sobre um novo acordo para combater a mudança climática além de 2012 começaram em Copenhague na segunda-feira.

http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2009/12/08/temperatura-do-planeta-nunca-esteve-tao-alta-motivo-o-aquecimento-global-indica-pesquisa-da-organizacao-meteorologica-mundial-915103178.asp

O Globo, com agências internacionais

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader