Bom dia

Poluição tem de cair em 2020

Jornal da Tarde - 11.12.09

Poluição tem de cair em 2020

Gases que provocam estufa tem de diminuir para evitar desastre ambiental, afirma estudo

Os níveis de gases que provocam o efeito estufa precisam começar a cair em 2020 para evitar consequências potencialmente desastrosas. O alerta foi feito por um estudo divulgado na reunião das Nações Unidas sobre clima em Copenhague, a COP-15.

Segundo o Met Office, da Grã-Bretanha - um dos mais respeitados centros de pesquisa sobre clima -, para que o aumento de temperatura da Terra se limite a 2ºC, a meta recomendada pelo Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC) em seu relatório de 2007 e adotada pelos países do G8 em sua cúpula de julho, as emissões precisam atingir um pico dentro de dez anos.

A partir daí, elas teriam de cair 5% anualmente. Mesmo assim, a probabilidade de o aumento de temperatura ficar abaixo de 2ºC é de 50%, de acordo com o Met Office.

O problema é que, até antes da crise econômica mundial, as emissões do planeta vinham crescendo cerca de 3% ao ano.

Ou seja, para que em apenas dez anos elas comecem a cair, seriam necessárias ações drásticas.

Nos três primeiros dias da reunião em Copenhague, negociadores de 192 países estão enfrentando muitos problemas para avançar no sentido de um acordo global que possibilite esse tipo de ações.

A desconfiança entre países ricos e em desenvolvimento, e até mesmo sinais de desgaste entre o segundo grupo, parecem estar dificultando um entendimento.

A reunião acabará no próximo dia 18, depois da participação de cerca de 110 líderes mundiais.

Se as emissões continuarem a subir depois de 2020, o Met Office afirma que a única forma de manter o aumento da temperatura terrestre abaixo dos 2ºC seriam os chamados projetos de geoengenharia - para retirar o gás carbônico da atmosfera.

Entre essas propostas, estão algumas que soam como ficção científica: espelhos no espaço que refletiriam de volta os raios do sol, “árvores” artificiais que sugariam o dióxido de carbono do ar para compartimentos que poderiam ser enterrados, ou ainda a criação de nuvens com sprays de água no ar.

Mesmo os projetos de geoengenharia em teste, como Captura e Armazenamento de Carbono (CCS ) - que retira o gás produzido pela queima de carvão em usinas e o prepara para armazenamento - eles estão longe de ser viáveis economicamente.

A COP -15, que teve início no último dia 7, tem como objetivo traçar um acordo global para definir o que será feito para reduzir as emissões de gases do efeito estufa após 2012.

Jornal da Tarde