> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Terça-Feira , 23 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Fumo passivo mata 7 por dia no país


g1.com.br - 14.12.09

Fumo passivo mata 7 por dia no país

Mesmo sem fumar, sete brasileiros morrem todos os dias por doenças relacionadas ao cigarro. São os fumantes passivos: pessoas que se tornam ameaçadas simplesmente por convivem com tabagistas. “O risco de doenças cardiovasculares é 25% maior nos fumantes passivos”, afirma Gustavo Prado, pneumologista do Instituto do Câncer.

Ele cita um alerta já bastante divulgado pelos próprios maços de cigarros: “Não há nível seguro de exposição a essa substância”. Em outras palavras, isso significa que, mesmo em ambientes com ampla ventilação ou com sistemas de exaustão, a fumaça do cigarro pode agravar o risco de uma série de doenças.

“Ela é perigosa especialmente para crianças, porque agrava o risco de doenças respiratórias e alergias”, comenta. Um filho de fumante, se muito exposto à fumaça do cigarro, corre mais risco de ter asma e rinite. “Além disso, a exposição ao cigarro é cumulativa”, acrescenta.

Um fumante passivo tem 30% mais risco de desenvolver câncer de pulmões no decorrer da vida. E não há janela aberta que vá reduzir esse perigo. “A única forma segura de prevenção contra o cigarro é não ter exposição nenhuma a fumaça”.

Parentes e amigos de fumantes podem se tornar importantes aliados no combate ao tabagismo. Eles podem incentivar o fumante a combater o vício, apoiando ele com dicas preciosas. Para isso, é importante conhecer os tratamentos atuais contra o cigarro. Para largar o vício, o fumante deve mudar uma parte significativa de seu estilo de vida. É importante fazer exercícios com regularidade. Jogue fora tudo que
lembro o cigarro, como isqueiros, fósforos e cinzeiros. Coma palitos de cenoura para saciar a fome e enganar a vontade de fumar. Procure apoio psicológico. Em alguns casos, pode ser preciso usar medicamentos.

http://oglobo.globo.com/diariosp/posts/2009/12/10/fumo-passivo-mata-7-por-dia-no-pais-248815.asp

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader