> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
O potencial da economia verde no Estado de SP


envolverde.com.br - 17.12.09

O potencial da economia verde no Estado de SP


Trabalho da Secretaria de Meio Ambiente focaliza o potencial econômico do Estado no combate às mudanças climáticas.

O documento, divulgado nesta quarta-feira (16/12) pela Coordenadoria de Planejamento Ambiental – CPLA, intitulado “Economia Verde: Desenvolvimento, Meio Ambiente e Qualidade de Vida no Estado de São Paulo”, procura refletir "o destaque dado ao debate sobre mudanças climáticas no Estado, sendo uma resposta ao movimento internacional capitaneado pela Green Economy Initiative, ligada ao Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, bem como aos desafios econômicos e ecológicos da contemporaneidade".

Material de divulgação da CPLA afirma que se "trata de uma proposta de desenvolvimento que busca instituir novos vetores de crescimento econômico, novas fontes de empregabilidade e soluções consistentes para a melhoria da qualidade ambiental. Inspirada na tradição britânica dos green papers – documentos oficiais lançados no início do processo de construção de políticas, com o propósito de suscitar o debate sobre questões críticas. O documento vem com o objetivo de aprofundar a difusão social emergente em torno do tema como base para o debate sobre o que seria uma política estadual de Economia Verde".

"O documento da CPLA propõe a integração baseada na inovação como ferramenta para a busca de soluções reais de sustentabilidade. O texto inclui temas inovadores considerando a cooperação entre atores de diferentes naturezas: Dos transportes sustentáveis às iniciativas de apoio a novos setores industriais verdes e cadeias de reciclagem, do pagamento por serviços ambientais à questão da renovação da matriz energética, passando pela busca por alternativas sustentáveis para o setor de turismo, pela construção civil sustentável e pela estruturação de um sistema tributário que influencie positivamente nas preferências expressas pelo setor privado. Assim, as propostas trazidas pela Economia Verde criam interessantes interfaces de cooperação interinstitucional."

O documento está disponível na biblioteca online da CPLA, em versões em português e inglês, no link: http://www.ambiente.sp.gov.br/cpla/bib_biblioteca.php



(Envolverde/SMA-SP)

http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=67517&edt=1

Coordenadoria de Planejamento Ambiental

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader