> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Saiba mais: o início da Segunda Guerra Mundial


g1.com.br - 22.12.09

Saiba mais sobre o início da Segunda Guerra Mundial

Episódio é resultado de uma série de acontecimentos nos anos 30.

Estima-se que tenham ocorrido cerca de 50 milhões de mortes.

Do G1, em São Paulo

Em 1939, a Alemanha invade a Polônia e tem início, então, a Segunda Guerra Mundial. Esse episódio é resultado de uma série de acontecimentos que ocorre ao longo dos anos 30, segundo Rogério Athayde, professor de história do Curso e Colégio PH, no Rio de Janeiro.


“A Alemanha vê a ascensão do nazismo. Adolf Hitler sobe ao poder em 1933 e começa a organizar o estado totalitário. O objetivo da Alemanha, desde o primeiro momento, é expandir territórios, anexar áreas no Leste Europeu e também na Europa Ocidental. Além disso, devemos tomar como fator fundamental para a Segunda Guerra a crise econômica, que já pode ser vista nos anos 20, quando toda a Europa, após a Primeira Guerra Mundial, estava em crise”, explica.


O professor afirma que, após a crise de 29, a situação tende a se agravar no mundo todo. “A situação europeia consegue ficar ainda pior. Como resultado da crise econômica, há a ascensão dos estados totalitários e condições para a Segunda Guerra.”


Outro fator importante foi como as potências europeias, Inglaterra e França, se comportaram em relação às atitudes de Hitler. “Inglaterra e França tiveram naquele momento o que se chamou de política do apaziguamento, ou seja, atitudes que favoreciam a política de anexação de Hitler.”


Com essas facilidades, a Alemanha consegue um processo de militarização poderoso e intervém na Polônia no dia 1º de setembro de 1939. “A Segunda Guerra Mundial é o episódio mais dramático da história da Europa. Estima-se, algumas vezes, que tenham ocorrido cerca de 50 milhões de mortes.”


Para Athayde, a perda foi muito além disso. “Houve uma perda em relação a nossa noção de humanidade, com as bombas nucleares que os Estados Unidos jogam no Japão e os campos de concentração na Alemanha e no Leste Europeu. A Segunda Guerra passa para a história como um dos episódios mais dramáticos de todos os tempos.”

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1422560-5604,00-SAIBA+MAIS+SOBRE+O+INICIO+DA+SEGUNDA+GUERRA+MUNDIAL.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader