> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Memória x esquecimento


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 22.12.09

Memória x esquecimento

Cult on line

Livro apresenta reflexões sobre a Lei da Anistia

Trinta anos após a promulgação da Lei de Anistia, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, em parceria com a Editora Unesp, lança um livro contendo 21 artigos sobre diversos temas que contemplam esse evento complexo. Dentre eles, os reflexos políticos, históricos e jurídicos da lei, como a posição do Superior Tribunal Federal frente à impunidade, além de análises sobre a necessidade de se construir uma memória viva para se lutar contra o esquecimento.

De acordo com Luiz Hidelbrando Pereira da Silva (ex-preso político e professor demitido da USP por conta do AI-5), que assina o prefácio da edição, tais temas encontram-se divididos no livro em três grupos: (a) "testemunhos próprios e/ou transcritos de vítimas da repressão"; (b) "análises dos aspectos jurídicos que subsistem em relação à Anistia" e (c) "considerações e registros propriamente relativos à 'luta pela anistia'".

Dentro desse espectro, o objetivo da publicação é repensar a Lei da Anistia propondo, assim, uma reflexão a respeito do legado que os anos da ditadura militar deixaram nos dias atuais. Em foco, os impasses que permanecem em relação à punição aos torturadores, às reparações aos anistiados políticos e à abertura dos arquivos da repressão.

A luta pela anistia
Org. Haike R. Kleber da Silva
Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/ Editora Unesp
488 págs.
R$ 60

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206736&c=6

Imprensa Oficial do Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader