> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Terça-Feira , 27 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Jaboticabal implanta estação elevatória de esgoto


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 11.01.10

Jaboticabal implanta estação elevatória de esgoto

Detritos produzidos por campus da Unesp chegarão limpos ao rio Mogi-Guaçu

A Secretaria do Meio Ambiente, a Unesp e a prefeitura do município de Jaboticabal, localizado na região de Ribeirão Preto, formalizaram na última quinta, 7, o repasse de R$ 371 mil para a implantação de uma estação elevatória de esgoto que será construída dentro do campus da Universidade. O início das obras está previsto para meados do primeiro semestre.

Com a iniciativa, o campus da Unesp em Jaboticabal passa a integrar a rede de coleta de tratamento de esgoto da cidade, garantindo melhor qualidade para as águas da bacia do rio Mogi-Guaçu. O sistema da estação será criado para elevar a água dos detritos produzidos no campus ao mesmo nível da água da Estação de Tratamento de Esgoto de Jaboticabal, situada dentro da área do campus.

O método consiste em separar a água fluvial da água com dejetos por meio de uma caixa receptora que, conectada a uma rede de canalização de cerca de 1.800 m, levará o esgoto até a estação elevatória de 500 m2.

Na estação, o esgoto receberá um recalque (método usado para elevar a água) proporcionado por bombas elétricas. Serão usadas duas bombas, que funcionarão por 12 horas, além de uma reserva. A água será enviada à estação de esgoto da cidade, onde será tratada e encaminhada ao rio Mogi-Guaçu.

O repasse do recurso à prefeitura será feito por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente. A Cetesb concedeu a licença e os recursos também já foram liberados. "Fizemos uma ação rápida em defesa do meio ambiente. É uma atitude de visão da Unesp para resolver um problema da comunidade", disse o como o chefe de gabinete da Secretaria, Ubirajara Guimarães.

De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Raul José Silva Girio, a Universidade deu um passo importante para a preservação do ecossistema. "É um exemplo fantástico", ressalta o professor.

Da Unesp

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=207036&c=6&q=Jaboticabal+implanta+estação+elevatória+de+esgoto

UNESP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader