> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Quinta-Feira , 18 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Exposição sobre Estação da Luz na E. Clínicas


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 11.01.10

Estação Clínicas mostra diferentes épocas da estação da Luz

Mostra reúne 20 imagens e está localizada na área não paga da estação


Começou domingo, 10, a exposição "Festa de Luz" na estação Clínicas do Metrô (Linha 2-Verde) que mostra diferentes fases pelas quais a estação da Luz, da CPTM, passou. A mostra reúne 20 imagens e está localizada na área não paga da estação.

Entre os destaques está a foto que revela o começo da construção da estação para integrar a São Paulo Railway, ferrovia que escoava o grão de café. Antes dessa ferrovia, o escoamento era feito do Porto de Santos para o Rio de Janeiro. A exposição também apresenta a imagem do incêndio que afetou grande parte do edifício, em 1946. As fotos permanecerão em exibição até 31 de janeiro.

Estação da Luz

A primeira unidade da Luz ocupava um edifício acanhado e era chamada Estação São Paulo. Só a partir de 1901, data de inauguração do prédio atual, ela foi batizada oficialmente com o nome que tem hoje.

Mais de um século depois da inauguração, a estação da Luz é considerada um marco da riqueza do café e um dos mais importantes monumentos arquitetônicos de São Paulo. Entre 2002 e 2005, ela foi restaurada e todos os aspectos estruturais e históricos do edifício renovados.

Com 13,2 mil metros quadrados de área, a instalação permite o acesso a três linhas da CPTM (7-Rubi, 10-Turquesa e 11-Coral), além da integração gratuita com a Linha 1-Azul do Metrô e, no futuro, com a Linha 4-Amarela. No entorno da estação, há importantes atrações culturais da cidade, como a Pinacoteca, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu de Arte Sacra e a Sala São Paulo.

Serviço

Exposição: Festa de Luz
Data: de 10 a 31 de janeiro
Local: Estação Clínicas (Linha 2-Verde do Metrô), no corredor da área não paga

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=206997

Secretaria dos Transportes Metropolitanos

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader