> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Clima: Conferência Internacional Infantojuvenil


envolverde.com.br - 12.01.10

Clima: Conferência Infantojuvenil reunirá jovens de todo o mundo


Dia 15 de janeiro é o prazo máximo para inscrição na Conferência Internacional Infantojuvenil Vamos Cuidar do Planeta (Confint 2010), que reunirá jovens de diversos países para discutir juntos e propor ações locais para enfrentar as mudanças socioambientais globais.

A iniciativa do governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação, tem por base a experiência bem-sucedida das três conferências nacionais infantojuvenis pelo meio ambiente, que aconteceram no Brasil em 2003, 2006 e 2009, e envolveram 13 milhões de pessoas, em 20 mil escolas de todo o país.

A conferência internacional seguirá a mesma metodologia, com os países participantes primeiro organizando conferências em suas escolas, onde alunos e professores terão a chance de debater os desafios das mudanças climáticas, além de assumir responsabilidades e propor ações em suas comunidades. Em seguida, será realizada uma etapa nacional, que selecionará os delegados para a conferência internacional no Brasil.

Ao todo, 50 países aderiram à conferência, e vários já iniciaram seus processos preparatórios nacionais. A África terá uma forte participação, com 13 países já inscritos. Em alguns deles as conferências nas escolas já começaram, caso de Guiné-Bissau e Libéria, onde mais de mil alunos se mobilizaram para discutir o impacto das mudanças climáticas. Na República Democrática do Congo, em Cabo Verde e em Moçambique, elas devem se iniciar este mês. Angola, São Tomé e Príncipe e Burundi serão os próximos, com conferências marcadas para fevereiro e março.

Países da América do Sul, Central e do Norte também se preparam para participar. No Chile, 2.800 escolas realizaram conferências em novembro, e a conferência nacional chilena aconteceu em 16 de dezembro. Na Guatemala, as crianças vão fazer ações de reflorestamento com plantio de mudas para combater o desmatamento. Estados Unidos e Canadá também estão participando.

Segundo a coordenadora executiva da conferência, Rachel Trajber, o projeto não se limita à organização de um evento global, mas é uma ação de educação ambiental de amplo alcance. “Como a fase pré-conferência envolve a mobilização de escolas, alunos, professores e educadores, é uma forma de inserir a temática ambiental no sistema formal de ensino em todos os países participantes”, declara.



(Envolverde/MEC)

http://envolverde.ig.com.br/materia.php?cod=68121&edt=1

envolverde/MEC

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader