> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quarta-Feira , 05 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Produção acadêmica da Unesp terá mais visibilidade


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 12.01.10

Produção acadêmica da Unesp terá mais visibilidade no exterior

Trabalhos estarão disponíveis para busca em bancos internacionais de pesquisa cientítica

A partir da segunda quinzena deste mês, a produção acadêmica da Universidade Estadual Paulista (Unesp) estará disponível para busca em bancos internacionais de pesquisa científica. Segundo a professora Marta Valentim, da Coordenadoria Geral de Bibliotecas (CGB), a iniciativa elevará significativamente a visibilidade da instituição. Outras universidades brasileiras divulgam seus trabalhos nesses sistemas, mas de maneira indireta: elas precisam de um provedor externo, que faz a intermediação com o acervo da instituição. A Unesp utilizará um acesso direto, por meio do protocolo The Open Archives Initiative (OAI), vinculado ao catálogo de produção científica da universidade, o Athena.

Além da rapidez para realizar pesquisas científicas e tecnológicas, a adoção do protocolo garantirá maior qualidade da informação, com baixa taxa de erros de preenchimento. "Ao depender de intermediários para tornar a produção acadêmica visível internacionalmente, algumas universidades aguardam meses para a inclusão de novos conteúdos ou sofrem com erros de cadastramento", explica Marta. O acervo inclui revistas acadêmicas, partituras, trabalhos de conclusão de curso, artigos apresentados em congressos, livros, além de teses e dissertações. "Será uma oportunidade para aperfeiçoar o controle estatístico dos acessos, indicando quais países estão interessados e consultando nossas pesquisas", afirma Flávia Maria Bastos, do Grupo de Organização e Recuperação da Informação (Gori), da CGB.

A pós-graduação deverá se fortalecer com o aumento da visibilidade internacional da instituição, que intensificará o intercâmbio com grupos de pesquisa em diferentes países. "Isso possibilita a formação de redes de pesquisadores, que trabalharão em conjunto para a construção de novos conhecimentos, gerando ainda mais visibilidade", afirma Marta. Entre os bancos de dados em que os trabalhos ficarão disponíveis está o Networked Digital Library of Theses and Dissertations (NDLTD), organização dedicada a definir padrões para a disseminação, criação, preservação e uso de cópias eletrônicas de material de papel, como teses e dissertações.

Há também o Online Computer Library Center (OCLC), entidade sem fins lucrativos dedicada à divulgação do acervo de mais de 71 mil bibliotecas em 112 países. Apesar de não apresentar o conteúdo dos livros, o recurso detalha o que cada biblioteca contém, permitindo ao pesquisador saber onde está o material que ele precisa consultar.

Da Agência Imprensa Oficial e da Unesp

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=207004&c=6&q=Produção+acadêmica+da+Unesp+terá+mais+visibilidade+no+exterior

Agência Imprensa Oficial e da Unesp

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader