> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Universidade F. da Integração Latino-Americana


g1.com.br - 13.01.10

Lula cria a Lula cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Sede será em Foz do Iguaçu e até 50% dos alunos serão de outros países.

Instituição será a 13ª universidade federal aberta desde 2003.

Jeferson Ribeiro
Do G1, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta terça-feira (12 de janeiro de 2010) a lei que cria a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). O campus atenderá alunos do Brasil e dos outros países do continente, mas 50% das vagas têm de ser ocupadas por brasileiros. A mesma divisão será aplicada para o corpo docente.

A sede da Unila será em Foz do Iguaçu (PR) e os alunos brasileiros serão selecionados pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para os estudantes de outros países, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai elaborar um teste semelhante ao Enem, segundo o MEC.

A previsão do governo é que a universidade comece a funcionar ainda neste ano, com mil alunos. Segundo o MEC, essa é a 13ª universidade federal criada desde 2003. O terreno onde vai funcionar a Unila foi doado pela usina hidrelétrica de Itaipu.


Na primeira etapa de implantação, serão oferecidos os seguintes cursos de graduação: Sociedade, Estado e política na América Latina; Relações Internacionais e Integração Regional; História e Direitos Humanos na América Latina; Desenvolvimento Rural e Segurança Alimentar; Economia, Integração e Desenvolvimento; Comunicação, Poder e Mídias Digitais; Ecologia e Biodiversidade, Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis; Engenharia Civil – ênfase em infraestruturas; Gestão Integrada de Recursos Hídricos; Direito Internacional Comparado; Saúde Coletiva; Geografia, Território e Paisagem na Produção do Espaço; Tecnologia e Engenharia das Energias Renováveis; Educação, Tecnologia e Integração; Licenciaturas em Ciências da Natureza, Interculturalidade e Integração, Esporte, Meio ambiente e Políticas Sociais, Políticas Linguísticas Latino-Americanas – com distintas ênfases
Sede será em Foz do Iguaçu e até 50% dos alunos serão de outros países.

Instituição será a 13ª universidade federal aberta desde 2003.

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1444066-5601,00-LULA+CRIA+A+UNIVERSIDADE+FEDERAL+DA+INTEGRACAO+LATINOAMERICANA.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader