Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024

Tire as crianças da frente da TV nas férias

Portal do Governo do Estado de São Paulo - 15.01.10

Tire as crianças da frente da TV nas férias.

Veja dicas de onde se divertir com elas
Programação tem desde visita a parques, a pistas de skate passando por futebol

Caio Vilela
Museu do Futebol reúne fotos que mostram que uma partida pode ser improvisada em qualquer local como esta feita na Tailândia Download Play
AnteriorPosterior12
12Terminam as festas do final de ano, mas as crianças continuam em férias escolares. E o que fazer para deixá-las ocupadas, tirá-las do tédio de ficar em casa, vendo televisão ou jogando vídeo-game? Na Capital há toda uma programação de eventos que são voltados aos pequenos e que pode salvar o dia daqueles que não sabem pra onde ir.

O Museu do Futebol exibe até março a mostra Ora, Bolas! O Futebol Pelo Mundo. A exposição traz 51 fotos que mostram como um jogo de futebol pode ser improvisado em plena Muralha da China ou em um mosteiro budista em Mianmar.

Vídeos e textos levam aos visitantes informações e curiosidades sobre o futebol jogado em 24 países, como Iemên, Suazilândia, Camboja, entre outros.

As imagens retratam como a paixão pelo futebol é capaz de unir diferentes povos. "Não é difícil entender por que o futebol é um fenômeno mundial", diz Caio Vilela. "Jogar ou assistir, xingar ou aplaudir, brilhar ou trapacear. Há várias formas de participar", completa. Caio começou a registrar o futebol de rua há cinco anos, durante suas viagens como jornalista da área de turismo. Durante esse tempo, flagrou curiosidades do esporte pelos cinco continentes.

Lá também haverá uma série de atividades especiais, sempre às quintas-feiras e aos finais de semana, a partir do dia 7. As crianças podem participar dos jogos: Super Técnico, Jogo de Camisas e Mapa Mundi. O Super Técnico é uma atividade desenvolvida pelos educadores do Museu que alia futebol de botão ao tradicional Super Trunfo. O objetivo é identificar as qualidades dos jogadores que estão em evidência no futebol mundial e permitir que o visitante atue na posição de técnico.

Já o Jogo de Camisas propõe aos visitantes reflexões sobre a história do futebol e curiosidades relativas aos times nacionais e internacionais, por meio de um jogo de perguntas e respostas. Conduzida pelos educadores, a garotada une peças magnetizadas para descobrir os times e montar as camisas oficiais. Por fim, o Mapa Mundi pretende levar à reflexão de assuntos como o caráter comercial adquirido pelo futebol no século XXI.

Já o Espaço Catavento promove interatividade e diversão para crianças e adultos de todas as idades. Com seu acervo dividido nas seções Universo, Vida, Engenho e Sociedade, os visitantes podem, de maneira lúdica, percorrer as mais variadas áreas do saber. A visita ao espaço é recomendada para crianças a partir dos seis anos de idade.

Na Casa das Rosas também tem uma programação especial de férias para crianças e adultos. No espaço Haroldo de Campos, os visitantes podem se inscrever em atividades como Caça ao Tesouro e as oficinas de crônicas, ritmo e poesia e sonoridades vocais.

Toda criança adora bicho, então uma boa pedida é um passeio pelo Zoológico de São Paulo, um dos locais mais visitados da Capital. A diversão será garantida para a garotada. Ali poderão ser vistos mais 3.200 animais, representando 102 espécies de mamíferos, 216 espécies de aves, 95 espécies de répteis, 15 espécies de anfíbios e 16 espécies de invertebrados, em recintos amplos e semelhantes ao habitat natural.

Localizado em uma área de 824.529 m2 de Mata Atlântica original, o parque tem nascentes do riacho do Ipiranga - as águas formam um lago que acolhe exemplares de aves de várias espécies, além de aves migratórias. Assim como o lago, a mata abriga animais nativos de vida livre, formando maravilhosa fauna paralela.

Outro bom lugar para um passeio e práticas esportivas é o Parque da Juventude. O complexo cultural recreativo ocupa uma área de 240 mil m², com um projeto arquitetônico englobando grandes espaços: o primeiro de caráter esportivo e recreativo, possui dez quadras poliesportivas, pista da skate, de patins e de corrida. Há au

Portal do Governo do Estado de São Paulo