> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Brasil-Espanha: acordo de cooperação científica


estadão.com.br - 20.01.10

Brasil assina acordo de cooperação científica com a Espanha

Projetos envolverão biotecnologia, energias renováveis, engenharia de processos, nanotecnologia e saúde

Efe

MADRI - O Brasil chegou nesta terça-feira, 19, a um acordo com a Espanha para fortalecer a cooperação em ciência e tecnologia e, assim, convocar 15 projetos de pesquisa nas áreas de biotecnologia, energias renováveis, engenharia de processos, nanotecnologia e saúde.


Com esse objetivo, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Marco Antonio Zago, assinou nesta terça-feira uma carta de entendimento e um acordo de colaboração com o secretário de Estado de Pesquisa da Espanha, Felipe Pétriz.



Pétriz e Zago explicaram que cada país fornecerá 1,5 milhão de euro (US$ 2,14 milhões) para o início dos 15 projetos, que poderão ser financiados com um máximo de 100 mil euros (US$ 143 mil) de cada país.



A convocação terá caráter bienal e todos os projetos terão que ter a participação de pesquisadores espanhóis e brasileiros.



Além da convocação para a realização de projetos conjuntos, o programa assinado prevê também a troca de jovens cientistas entre os dois países e a formação conjunta do mesmos. A convocação dos projetos, fruto de mais de um ano de negociação, será iniciada este ano.



O representante espanhol indicou que esta nova colaboração reforçará também as relações em geral entre a América Latina e a União Europeia (UE). Já Zago afirmou que o acordo abre uma nova porta para outros convênios destinados à troca de alunos de pós-graduação.



O Brasil é o país ibero-americano com maior índice de publicações científicas, que representam a metade da produção científica na região.

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,brasil-assina-acordo-de-cooperacao-cientifica-com-a-espanha,498620,0.htm

Efe

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader