> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
A importância do consumo consciente


jt.com.br - 21.01.10

A importância do consumo consciente

IDEALIZADORA DO PORTAL ECO CONSCIENTE

Bruna Iorio

Hoje em dia, é muito comum cobrarmos das empresas uma posição socioambiental responsável. Exigimos que os empresários tenham uma atitude que não esteja apenas concentrada nas leis, impostos e condições adequadas de segurança e saúde de funcionários. Apoiamos empresas que desenvolvem projetos e iniciativas com toda a comunidade em que estão inseridas, e que procuram alternativas para melhorar a qualidade de vida de toda a população.

Mas como nós, pessoas físicas, podemos colocar em prática o engajamento que cobramos de empresários e políticos? O que podemos fazer para nos tornarmos consumidores mais conscientes e, assim, contribuir para um futuro melhor do planeta?

Um consumidor consciente é aquele que adquire e faz uso de bens de consumo, alimentos e recursos naturais de forma a não extrapolar as suas necessidades. E por que isso? Segundo pesquisas, atualmente o consumo é 20% a 25% maior do que a oferta de recursos naturais. Isso significa que a população mundial consome mais do que o meio ambiente pode oferecer e, consequentemente, se não existirem medidas para diminuir este consumo, o planeta não mais poderá sustentar a forma atual de vida da humanidade.

Consumimos a todo o momento. Pela manhã são consumidos produtos alimentícios, água para o banho e energia elétrica para manter a geladeira funcionando. Caso não utilize uma bicicleta ou realize uma caminhada, é consumido combustível para se locomover ao trabalho. Durante o dia no escritório, energia é consumida para manter seu computador ligado, assim como a luz elétrica ou a máquina de café. No período da noite, quando chegamos em casa, ligamos a televisão e jantamos. Isso quer dizer que, mesmo não fazendo nenhuma compra efetiva, estamos consumindo recursos extraídos do meio ambiente.

Para buscar uma atitude mais consciente de consumo, simples hábitos podem ser incorporados em seu cotidiano como, por exemplo, acumular roupa suja, para utilizar a carga máxima da máquina; atentar-se à cor da chama do gás que pode indicar se está havendo consumo excessivo por uma regulagem errada do queimador; configurar o monitor do computador, para que seja desligado depois de longo tempo de uso; trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes; entre muitos outros.

Precisamos estar atentos aos nossos hábitos 24 horas por dia, pois mesmo quando estamos dormindo, se nossa televisão estiver no modo stand-by, estamos consumindo energia elétrica. Dessa forma, avaliar as suas reais necessidades de consumo e as possíveis formas de economizar é essencial para buscar um equilíbrio entre sua satisfação pessoal e um modelo ambiental, social e econômico correto.

http://txt.jt.com.br/editorias/2010/01/22/opi-1.94.8.20100122.2.1.xml

Jornal da Tarde

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader