> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Terça-Feira , 27 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Muros de fronteiras existentes em pleno século 21


g1.com.br - 21.01.10

Professor fala sobre muros de fronteiras existentes em pleno século 21

'Muros da vergonha' ainda restringem a circulação de pessoas.
Acontece entre EUA e México e na Cisjordânia, cita professor.

Do G1, em São Paulo

O professor de geografia do curso PH, André Freitas, dá uma aula sobre os muros de fronteiras, existentes em pleno século 21.


"Com a nova ordem mundial, esperava-se mais liberdade para a circulação de pessoas, mais liberdade no mundo. Isso, de fato, em algum grau aconteceu. Mas ainda há manutenão de alguns muros", diz. "Com a queda do muro de Berlim, em 1989, caiu também a velha ordem mundial. Foram 20 anos marcados pela divisão de dois modelos ideológicos. O muro de Berlim não dividiu apenas a Alemanha, mas o mundo ao meio", ensina.



De acordo com o professor, a nova ordem mundial preza pela polaridade e democracia, mas ainda restringe a circulação de pessoas. "Parece que o ser humano ainda é menos importante do que o fluxo de capital para esse sistema em que vivemos".

André cita alguns exemplos que comprovam essa avaliação: em pleno século 21, ainda existe um muro que divide o sul dos Estados Unidos e o norte do México, na fronteira entre os dois países.


"Há, ainda, um muro bastante controverso construído pelos israelenses para impedir o livre deslocamento de palestinos dentro da Cisjordânia", diz. "São muros apelidados de 'muros da vergonha' e contradizem a nova ordem mundial".

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1456395-5604,00-PROFESSOR+FALA+SOBRE+MUROS+DE+FRONTEIRAS+EXISTENTES+EM+PLENO+SECULO.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader