> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Professor dá aula sobre operadores argumentativos


g1.com.br - 26.01.10

Professor dá aula sobre operadores argumentativos

'É comum os vestibulares cobrarem aspectos linguísticos'.

Do G1, em São Paulo


É cada vez mais comum os vestibulares cobrarem conhecimentos sobre aspectos linguísticos nas provas de português. Por isso é importante estudar os operadores argumentativos, sugere o professor de português do curso PH, Eduardo Valladares. “É comum as questões se referirem a palavras que indicam mudança no discurso, uma certa relevância na informação apresentada”, comenta.


O professor dá exemplo. Na frase ‘O time jogou bem, mas perdeu’ há duas orações mas apenas uma delas traz a informação relevante. “'O time perdeu' é a informação importante do enunciado. Apenas uma palavrinha, pequena mas fundamental, indica essa informação: trata-se da palavra ‘mas’ “, diz. “Como classe gramatical ela é uma conjunção coordenativa adversativa, mas perceba que ela é um catalisador porque enfatiza a informação relevante”.


O professor lembra que uma prova da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apresentou uma questão com esse mesmo exemplo. “A prova pedia para o candidato indicar a informação mais relevante da oração. Era para afirmar que a informação estava na segunda frase, apresentada pelo elemento ‘mas’, o indicador”.


Para assistir ao vídeo e ver outro exemplo acesse:

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1458000-5604,00-PROFESSOR+DA+AULA+SOBRE+OPERADORES+ARGUMENTATIVOS.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader