> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 30 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Identificados 1.022 alunos superdotados no Estado


Folha Online - 27.01.10

Secretaria da Educação de SP identifica 1.022 alunos superdotados no Estado


FELIPE CARUSO
Colaboração para a Folha Online

Um levantamento da Secretaria da Educação de São Paulo identificou 1.022 alunos superdotados dentre os cerca de 5 milhões de alunos da rede estadual de ensino em 2009. Em 2008, professores apontaram a existência de 397 jovens com capacidades especiais.

A identificação de alunos superdotados na rede estadual de ensino começou em 2007 com o projeto "Um Olhar Para as Altas Habilidades", quando foram descobertos 79 alunos com habilidades como boa memória, atenção concentrada, facilidade de aprendizagem, alto grau de curiosidade, criatividade etc.

Desde o ano do lançamento do programa, a secretaria capacitou 273 professores para identificar alunos que se destacassem dos demais. Esses professores estão divididos em cada uma das 91 regiões que a secretaria divide o Estado de São Paulo.

A identificação dos alunos com habilidades especiais é feita a partir da observação do professor em sala de aula. A situação de cada um é discutida com a direção da escola.

Quando o desempenho do aluno é confirmado como acima da média, a escola passa a pensar quais as propostas pedagógicas são mais interessantes especificamente para ele. "As possibilidades de suporte de desenvolvimento das habilidades do aluno são discutidas com a família e podem incluir enriquecimento curricular para aprofundar os conhecimentos ou participação em outros projetos da Secretaria de Educação" afirma Denise Arantes, coordenadora do Centro de Apoio Pedagógico Especializado da Secretaria de Educação.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u684823.shtml

Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader