> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
O que é hipótese quimiosmótica


g1.com.br - 02.02.10

Professor de biologia explica o que é hipótese quimiosmótica

Saiba mais sobre o processo de produção de energia nas mitocôndrias.


Do G1, em São Paulo


Numa aula em vídeo sobre respiração celular, o professor de biologia do Curso pH, no Rio de Janeiro, Cícero Melo explica o que é hipótese quimiosmótica.


“A hipótese quimiosmótica é o processo de produção de energia dentro das mitocôndrias. Ela explica como, criando um gradiente de prótons, você consegue produzir ATPs ”, afirma.


Segundo ele, há dois atores nesse processo: a cadeia de elétrons e a ATP sintase. “No processo de respiração celular, a formação de moléculas, que são os receptores intermediários, chamados de NADH.H+ e FADH2, que trazem prótons e elétrons para a mitocôndria.” Os elétrons vão ser doados para as cadeias de elétrons.


“No momento em que os elétrons estiverem passando pela cadeia, os prótons, que também são liberados por eles, atravessam a membrana, indo para o espaço entre membranas. Quando os prótons chegam a esse espaço, a concentração de H+ aumenta muito.”


O professor explica que, quando o hidrogênio tenta voltar para o outro lado da membrana, ele passa pela enzina ATP Sintase, ativando-a, gerando ATPs e produzindo energia. Os hidrogênios retornam, então, para a matriz da mitocôndria. “Para cada dois prótons que retornam para a matriz, dois elétrons, vindos da cadeia de elétrons, acabam se ligando à meia molécula de O2, formando água.”

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1472318-5604,00-PROFESSOR+DE+BIOLOGIA+EXPLICA+O+QUE+E+HIPOTESE+QUIMIOSMOTICA.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader