Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024

Portal do Governo do Estado de São Paulo - 05.02.10

Aprovados da Pedagogia da Unesp/Univesp devem se matricular nesta sexta

Em São Paulo, convocados deverão se apresentar no câmpus da Barra Funda

Os aprovados do curso de Pedagogia semipresencial oferecido pela Unesp em parceria com o programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) devem fazer a sua matrícula nesta sexta-feira, 5, das 9 às 18 horas (horário de Brasília). Os interessados deverão comparecer à seção de graduação da faculdade, instituto ou câmpus onde funcionará o polo (veja os endereços) com todos os documentos exigidos.

Em São Paulo, os convocados deverão realizar a sua matrícula exclusivamente no câmpus da Barra Funda.

Lista de espera

Os vestibulandos da lista de espera deverão obrigatoriamente confirmar interesse pela vaga na internet no dia 10 de fevereiro, das 9 às 18 horas (horário de Brasília). Para os que confirmarem interesse, de acordo com o número de vagas remanescentes, será divulgada a convocação de matrícula no dia 15 de fevereiro, sempre no site da Vunesp. Esses candidatos convocados deverão então efetivar matrícula no dia 19 de fevereiro, das 9h às 18h, com todos os documentos exigidos.

Confira abaixo o calendário com as próximas datas do processo seletivo e do início das aulas:

5 de fevereiro - matrícula - lista de convocados, das 9 às 18 horas (horário de Brasília)

10 de fevereiro - manifestação de interesse dos candidatos da lista de espera, das 9 às 18 horas (horário de Brasília)

15 de fevereiro - Convocação de matrícula da lista de espera

19 de fevereiro - matrícula - lista de espera, das 9 às 18 horas (horário de Brasília)

1º de março - início das aulas

Única fase

O vestibular do processo seletivo foi realizado em 6 de dezembro, em uma única fase, com uma prova de conhecimentos gerais (valendo 60 pontos) e uma redação dissertativa (valendo 40 pontos). A prova e o gabarito oficial estão disponíveis no site da Vunesp.

Ao todo, 7.987 candidatos se inscreveram para preencher as vagas oferecidas. Do total de inscritos, 6.525 candidatos compareceram à prova de seleção, o que representa um índice de 18,3% de abstenção (1.462 candidatos ausentes).

O curso teve uma média de 5,9 candidatos disputando cada vaga - número quatro vezes maior que a média nacional de candidatos/vaga em Pedagogia, de acordo com dados do INEP/MEC.

As 1.350 vagas de Pedagogia semipresencial representam um aumento de 21% no total de vagas de graduação oferecidas pela Unesp.

Atividades

O curso semipresencial de Pedagogia Unesp/Univesp tem duração de 40 meses - o que equivale a pouco mais de três anos - com carga horária total de 3.390 horas (a mesma da graduação já oferecida na modalidade totalmente presencial). Do total, 60% de suas atividades são online, desenvolvidas por meio da plataforma de aprendizagem na internet, e 40% das atividades presenciais, realizadas em dois encontros semanais que acontecerão nos polos de atividades presenciais.

A Pedagogia Unesp/Univesp conta ainda com um importante material de apoio produzido pela Fundação Padre Anchieta e veiculado pelo canal digital Univesp TV, criado especialmente para o Programa Univesp, com maior flexibilização de tempo e do horário de estudos dos alunos.

Sobre a Unesp

A Universidade Estadual Paulista está presente em 23 cidades do Estado de São Paulo com 32 faculdades e institutos, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Fundada em 1976, a instituição oferece 168 cursos de graduação e 112 programas de pós-graduação. Tem 46,5 mil alunos (34,5 mil na graduação e 12 mil na pós), 3,3 mil professores e 6,9 mil servidores técnico-administrativos. Possui cerca de 1.900 laboratórios e um Hospital de Clínicas. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade. Três escolas de ensino técnico são mantidas pela Universidade: o Colégio Técnico Industrial em Bauru, o Colégio Técnico Industrial em Guaratinguetá e o Colégio Técnico Agrícola em Jaboticabal.

Da Secretaria de E

UNESP