> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Governo investe em laboratórios para formação


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 05.02.10

Governo investe em laboratórios para aperfeiçoar formação

Alunos das Etecs e Fatecs têm contato com tecnologia de ponta

O Governo de São Paulo investe no Ensino Técnico e Tecnológico em todo o Estado. As Escolas Técnicas (Etecs) e as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) são as prioridades da gestão e referências na área. Além de professores qualificados, do sistema de ensino do Centro Paula Souza, o investimento também tem sido forte em equipamentos e laboratórios para que os alunos cheguem ao mercado de trabalho com uma formação o mais completa possível.

Conheça alguns dos laboratórios de destaque no Estado:

Laboratório de Mecânica - Fatec São Paulo e Fatec Sorocaba

Na Fatec São Paulo, o destaque é o braço mecânico. No setor de Robótica e Comando Numérico Computadorizado, os robôs programados pelos alunos podem rebitar, pintar, soldar, aplicar cola e transportar peças. Além destas máquinas, o laboratório é equipado com estações CAD/CAM, sete tornos CNC e cinco fresadoras CNC, controlados por computadores. Estes recursos permitem aos alunos ter a base necessária para programação de robôs e operações em comandos numéricos computadorizados em empresas de alta tecnologia.

Na Fatec Sorocaba, a tecnologia de ponta se equipara e até mesmo supera os recursos do setor produtivo. Os alunos trabalham com o software MDA (Mechanical Design Automation), específico para automação de projetos mecânicos. E, como o estudo de tecnologia está ligado ao intercâmbio de informações, a faculdade implantou uma sala de teleconferência onde 60 pessoas podem assistir a palestras de qualquer parte do mundo.

Laboratório de Autotrônica - Fatec Santo André

Um "motor vivo", um mock-up - espécie de maquete em tamanho real - que mostra o funcionamento real de um motor em ambiente aberto, é o que chama atenção para o laboratório de autotrônica. Assim os alunos podem mexer no equipamento e programar defeitos para estudá-los. Os laboratórios destinados à parte mecânica do carro contam com dinamômetros e outros instrumentos utilizados para ensinar os princípios físicos de um motor.

No laboratório de Eletrônicos, professores orientam alunos desenvolvendo vários projetos em que simulam componentes dos automóveis, como por exemplo, um bico injetor.

Laboratório de Cozinha - Etec Carlos de Campos (São Paulo)

Inaugurada em 2009, o local possui uma cozinha industrial das mais modernas, projetada e equipada segundo as demandas dos setores de restaurantes, hotéis, creches, escolas, hospitais.

Laboratório de Navegação Fluvial - Fatec Jahu

Com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento de novas tecnologias para o transporte e a construção naval, a Fatec Jahu criou o primeiro Estaleiro Escola do Brasil. O Estaleiro, de 900 m², conta com oficinas e laboratórios dos cursos superiores de tecnologia em Navegação Fluvial, e estará disponível para a realização de cursos de soldagem, manutenção de motores de polpa, náutica, computação gráfica e física entre outros.

Além disso, tem o terceiro tanque de provas para modelos de embarcações navais do Estado de São Paulo, que proporcionará aos alunos o estudo do comportamento de embarcações na água. Será utilizado também em pesquisa e atividades de extensão, cursos de atualização para empresas, além de oferecer estágios aos estudantes.

Laboratório de Metalurgia - Fatec de Pindamonhangaba

Nos diversos laboratórios de Processos Metalúrgicos (nova nomenclatura do curso de Metalurgia), os alunos têm contato com os equipamentos mais modernos em todas as etapas da metalurgia.

No laboratório de fundição existe equipamento de ponta na análise de areia para fundição. O de metagrafia permite análise de materiais metálicos por meio de imagens. O de ensaios não destrutivos faz existe um aparelho de ultrassom por meio do qual é possível fazer inspeções em peças já prontas. O de aparelhos de partículas magnéticas também á para o controle de qualidade do produto final.

Do Portal do Governo de Estado e do Centro Paula Souza

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=207657&c=6&q=Governo+investe+em+laboratórios+para+aperfeiçoar+formação

Centro Paula Souza

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader