Bom dia

Inspirado no modelo de megalivrarias, o local reúne 30 mil títulos

Virgínia Garbin
virginia.garbin@diariosp.com.br

A onda das megalivrarias parece que virou febre pela cidade. Inspirada no conceito de magastore, será inaugurada hoje a Biblioteca de São Paulo, no Parque da Juventude, que ocupa a área da antiga Casa de Detenção do Carandiru, na Zona Norte.

Instalada em um terreno de cerca de 4.257 m², exigiu um investimento de R$ 12,5 milhões, sendo R$ 10 milhões dos cofres públicos. O acervo é composto por 30 mil livros e mais 4 mil CDs populares. Tudo isso para ser consultado gratuitamente a partir de amanhã.

A direção se preocupou em oferecer um atendimento diferenciado para deficientes, crianças e idosos e ter obras variadas. Calcula-se que será gasto anualmente R$ 1 milhão na compra de títulos variados.

Os livros de auto-ajuda dividirão espaço com a literatura nacional e estrangeira, publicações técnicos e infanto-juvenis, como o festejado “Crespúsculo”. Para quem prefere leituras rápidas, há mil álbuns de histórias em quadrinhos, 50 títulos de gibis, cem jogos eletrônicos, cerca de 20 jornais nacionais e internacionais e mais de 15 revistas.

A editora Imprensa Oficial terá uma estante com mil exemplares e sete Kindles (aparelhos para a leitura de livros digitais). “Não poderíamos ficar de fora desse espaço público privilegiado. É uma chance dos paulistas conhecerem parte do nosso trabalho”, comenta o presidente, Hubert Alquéres.

Quem quiser ficar sócio da Biblioteca de São Paulo basta apresentar o documento de identidade e comprovante de endereço. Moradores de rua também podem se inscrever. O espaço funciona de 3 a 6, das 9h às 21h, e aos sábado, domingo e feriados, das 9h às 19h.

diariodesaopaulo.com.br