> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Baixa escolaridade afeta empregos de jovens da AL


envolverde.com.br - 11.02.10

Baixa escolaridade afeta empregos de jovens da América Latina

Por Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.


Cepal discute promoção do trabalho decente e oportunidades de novos empregos para os jovens da região em encontro no Peru; apenas 32,4% das mulheres da América Latina com até três anos de escolaridade tem emprego.

Quanto mais baixo o nível educacional de jovens, menor será o acesso a empregos de qualidade e de alta produtividade, particularmente entre as mulheres.

A afirmação foi feita pelo secretário-executivo da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Cepal, Antonio Prado, durante encontro em Lima.

Escolaridade

Prado participa do 2º Fórum América Latina e Caribe - União Europeia, que termina nesta quarta-feira no Peru.

O encontro de três dias reúne especialistas, ministros, representantes de governo e de organizações internacionais para discutir a promoção do trabalho decente e oportunidades de novos empregos para os jovens.

O secretário-executivo da Cepal lembrou que apenas 32,4% das mulheres da região com até três anos de escolaridade tem emprego. O índice sobe para 53% quando elas tem educação primária e secundária completa.

Segundo Antonio Prado, a relação entre escolaridade e nível de pobreza é parecida. Quase 25% dos jovens mais pobres da região não são economicamente ativos nem trabalham. Entre os ricos, apenas 7% estão na mesma situação.

Investimentos

A fraca inserção no mercado de trabalho traria várias conquências, como baixa renda, desigualdade, transmissão de pobreza, má utilização de recursos investidos na educação e desintegração social.

O secretário-executivo da Cepal pediu mais investimentos em educação e capacitação de trabalho e medidas como ampliação das matrículas e aumento de jornada escolar para o nível primário.

As conclusões e recomendações do Fórum no Peru serão entregues aos chefes de Estado e governo que participam de encontro em Madri em maio.


Para ouvir esta notícia clique em: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/1002107i.rm ou acesse:
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/176321.html



(Envolverde/Rádio ONU)

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=69533&edt=34

Rádio ONU, de Nova York

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader