> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Educação para jovens e adultos: 279 mil inscrições


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 11.02.10

Educação para jovens e adultos já recebeu 279 mil matrículas

Interessados ainda podem se inscrever em uma das três mil unidades que oferecem os cursos

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) já recebeu 279 mil inscritos para os cursos na modalidade presencial. As matrículas continuam abertas, tanto para os cursos presenciais quanto para os semipresenciais, e podem ser feitas nas escolas da rede que oferecem a modalidade - mais de três mil em todo o Estado. O aluno interessado deve comparecer à unidade portando certidão de nascimento, RG e uma declaração da última escola onde estudou - caso tenha iniciado os estudos em outro lugar. "A Educação de Jovens e Adultos é uma importante ferramenta para que todos aqueles que, por algum motivo, não puderam concluir os estudos, diz o secretário Paulo Renato Souza.

Para se inscrever na EJA referente ao Ensino Fundamental, o aluno deve ter, no mínimo, 16 anos. Para matrícula no Ensino Médio, a idade mínima é 18 anos. Em ambos os casos, é necessário que o candidato tenha alcançado a idade mínima estabelecida até o início das aulas.

A volta às aulas da EJA terá novidade: os docentes passarão a contar com o Caderno do Professor. O material foi especialmente elaborado para atender às necessidades específicas desta modalidade de ensino. Este ano os alunos também receberão o Caderno do Aluno, material didático composto por cadernos específicos de cada disciplina. Os dois cadernos já são utilizados pelo ensino regular da rede.

O material da EJA segue a proposta curricular estabelecida pela secretaria e é dividido em disciplinas que compõem as quatro áreas do conhecimento: matemática, linguagens e códigos, ciências da natureza e ciências humanas e tecnológicas.

A Educação de Jovens e Adultos é destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade apropriada. Em 2009, 512.800 mil alunos frequentaram as aulas da modalidade, que é oferecida em aproximadamente 3 mil escolas da rede estadual de São Paulo.

No segundo semestre de 2009, a Secretaria de Estado da Educação iniciou reformulações na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que serão completamente implantadas até 2011. Dentre essas mudanças, a implantação da proposta curricular elaborada pela Secretaria para o ensino regular também na Educação de Jovens e Adultos.

Para informações sobre locais de inscrição da EJA, o estudante pode entrar em contato pelo telefone 08007700012, de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Da Secretaria da Educação

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=207768&c=6

Secretaria da Educação

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader