> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Astronautas concluem 1ª caminhada espacial na ISS


estadão.com.br - 12.02.10

Astronautas americanos concluem 1ª caminhada espacial na ISS


Robert Behnken e Nicholas Patrick trabalharam na preparação da instalação do módulo Tranquility à Estação

Efe

Astronautas americanos ainda realizarão mais duas caminhadas espaciais na ISS
WASHINGTON - Os astronautas Robert Behnken e Nicholas Patrick retornaram nesta sexta-feira, 12, da primeira caminhada da missão do ônibus espacial Endeavour à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), na qual instalaram o módulo Tranquility na plataforma orbital.

Veja também:

Nasa lança satélite para observar tempestades solares

Nasa encontra danos no revestimento do Endeavour



"Os astronautas completaram todas as tarefas principais da caminhada e retornaram para o interior da estação", comunicou a Nasa, a agência espacial americana.



Behnken e Patrick retiraram as coberturas do mecanismo de instalação do Tranquility junto ao módulo Unity e desligaram os cabos que mantinham fixo o módulo no compartimento de carga da nave. Em seguida, instalaram cabos de calefação no Tranquility, o que proporcionará mais espaço de trabalho para os tripulantes e os sistemas de controle ambiental no complexo.



De dentro da plataforma, os especialistas Terry Virts e Kay Hire se encarregaram de descarregar o Tranquility do compartimento e colocá-lo junto ao Unity por meio do braço robótico da ISS. Depois, os astronautas conectaram os cabos entre os módulos Tranquility e Unity e também acrescentaram componentes ao robô de fabricação canadense Dextre, usado para transferir experimentos para fora da ISS.



Behnken e Patrick deixaram a câmara de descompressão do "Endeavour" às 0h17 de Brasília e contaram com a coordenação de Virts, Hire e a direção geral do comandante George Zamka.



Durante as próximas caminhadas da missão de 13 dias, Behnken e Patrick também instalarão no Tranquility uma cúpula de seis janelas que servirá como mirante para os astronautas, que terão uma visão panorâmica da Terra e do espaço.



Segundo a Nasa, com a instalação do Tranquility e da cúpula, a Estação Alfa, que orbita a Terra a quase 400 quilômetros de altura, ficará 90% completa. O restante será concluído pelas quatro próximas missões

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,astronautas-americanos-concluem-1-caminhada-espacial-na-iss,510277,0.htm

Efe

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader