Quinta-Feira , 18 de Abril de 2024

Portal do Governo do Estado de São Paulo - 19.02.10

Projeto Guri exporta jovens talentos para escolas na Europa

Programa de Fundo de Bolsas auxilia ex-alunos no exterior

A AAPG concedeu à Milena a passagem aérea, seguro médico-odontológico e uma bolsa para subsidiar sua estadia na SuiçaDownload Play
AnteriorPosteriorDa cidade de Osasco direto para Sofia, capital da Bulgária. É a trajetória de Anna Janaína Murakawa. Ex-aluna de violino do Projeto Guri, a garota de 19 anos conseguiu realizar o sonho da maioria dos musicistas: aprimorar os conhecimentos numa renomada escola de música no exterior. Ana iniciou os estudos de violino no Projeto Guri, aos 13 anos, no Polo de Osasco.

A paixão pelo instrumento fez com que Ana dedicasse cerca de dez horas diárias aos estudos de música. Tanto esforço fez com que a menina se destacasse entre os alunos. Com o tempo, tornou-se spalla (na orquestra, é líder do naipe de primeiros-violinos) do Guri durante boa parte do período em que esteve na ação. Atuou como integrante da Orquestra Sinfônica Heliópolis, do Instituto Bacharelli, e estudou com o professor Emmanuelle Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp).

Em 2008, realizou turnê pela América e Europa; em julho e agosto com a Orquestra Jovem das Américas. Dirigida por Plácido Domingo, era composta por cem jovens de 20 países do hemisfério ocidental. Durante uma masterclass, a violinista búlgara Evgenia Popova assistia à aula de Anna Janaína. Evgenia se encantou pelo talento de Anna e fez o convite para que ela estudasse na Academia Nacional de Música de Sofia Pancho Vladigerov.

Após ser convidada por Evgenia Popova, professora da Academia Nacional de Música de Sofia Pancho Vladigerov, na Bulgária, para fazer graduação em violino naquela Academia, Anna Murakawa recorreu à Associação Amigos do Projeto Guri (AAPG) solicitando bolsa de estudos.

Em 2009, foi a vez de Milena Salvatti viajar com o subsídio da AAPG. Ela foi convidada pelo professor Marek Jerie, que leciona na Musikhochschule de Lucerne, Suíça, para ser sua aluna de mestrado em performance em violoncelo. A ex-Guri precisava frequentar as aulas preparatórias para o exame, que ocorrerá em abril de 2010, para aperfeiçoamento técnico, além de aprender alemão básico, imprescindível para ingressar na Academia.

A AAPG concedeu à Milena a passagem aérea, seguro médico-odontológico e uma bolsa para subsidiar sua estadia no país, de outubro de 2009 a julho de 2010, quando deverá pleitear a renovação do benefício, caso seja aprovada no exame.

Programa de Fundo de Bolsas

A solicitação de Anna foi analisada pelo Conselho da organização, que liberou ajuda de custo mensal para os dois anos iniciais da graduação da ex-Guri. A partir desta demanda, e vendo essa oportunidade como forma de incentivar a continuidade dos estudos musicais de outros ex-Guris, decidiu-se criar o Programa de Fundo de Bolsas.

A diretora executiva do Projeto Guri, Alessandra Costa, explica que a ação faz parte de um projeto da organização para criar um Fundo de Bolsas que ainda será lançado. O programa tem por objetivo contribuir com ex-alunos do Guri que tenham planos de continuar os estudos musicais em instituições do Brasil e do exterior. O Programa de Bolsas de Estudos da AAPG será custeado por um Fundo, constituído por doações de pessoas físicas e jurídicas por meio de doações pontuais, patrocínios parciais do Fundo de Bolsas e patrocínio exclusivo do Fundo de Bolsas.

O Projeto Guri existe desde 1995. É uma iniciativa socioeducativa que oferece cursos de iniciação e teoria musical, coral e instrumentos de cordas, madeiras, sopro e percussão. Atende cerca de 40 mil alunos em 301 municípios do Estado de São Paulo. Além do Governo estadual, seu principal mantenedor - a AAPG - conta com o apoio de prefeituras, organizações sociais, empresas e pessoas físicas.

Empresas que queiram colaborar com a AAPG e para o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens podem usufruir das leis de incentivo como a Lei Rouanet e o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Funcad). Pessoas físicas também pod

Agência Imprensa Oficial