> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quarta-Feira , 05 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Univesp inaugura graduação


envolverde.com.br - 03.03.10

Univesp inaugura graduação


Agência FAPESP – O primeiro curso de graduação do Programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), o Curso Semipresencial de Pedagogia foi inaugurado nesta segunda (1º/3).

O curso é resultado de uma parceria entre a Secretaria do Ensino Superior do Estado de São Paulo e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). A cerimônia de inauguração foi realizada no Teatro Franco Zampari, no Espaço Univesp.

Em polos distribuídos por 21 cidades paulistas, o curso oferecerá formação superior, pública e de qualidade a cerca de 1.350 professores. “Esse lançamento representa uma mudança de paradigma no ensino superior público paulista, ao ampliar vagas com o uso de tecnologias e oferecer aos alunos um nível de qualidade próprio da Unesp”, disse Carlos Vogt, secretário de ensino superior.

A oferta na graduação na Unesp aumentou 21% com as vagas oferecidas por meio da Univesp, de 6.374 para 7.724. As vagas da Univesp representam uma expansão de 6,5% relativamente ao total de cursos de graduação das três universidades estaduais. Além disso, o número de vagas para pedagogia nas três universidades praticamente triplicou com o novo curso, passando de 745 para 2.095.

Segundo a Secretaria de Ensino Superior, o curso contemplará docentes sem graduação, mas em exercício nas redes pública e privada de ensino. Terá duração de 40 meses, com carga horária total de 3.390 horas, a mesma da graduação já oferecida na modalidade totalmente presencial.

As atividades serão 60% on-line, desenvolvidas por meio da plataforma de aprendizagem na internet, e 40% presenciais, realizadas nos polos de atividades presenciais às segundas e quintas-feiras, das 19h às 23h.

Três bases estão contempladas na grade curricular do curso: introdução à educação, educação infantil e gestão. O curso conta com um importante material de apoio produzido pela Fundação Padre Anchieta e veiculado pelo canal digital Univesp TV (canal digital 2.2), criado especialmente para o Programa Univesp.

No vestibular para o curso de Pedagogia, 7.987 candidatos se inscreveram para preencher as vagas oferecidas. O número é o dobro do total de candidatos aos cursos presenciais de pedagogia nas três universidades estaduais juntas (3.777) no vestibular de 2009.

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo foi criada em 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas (Unesp, Universidade de São Paulo e Universidade Estadual de Campinas) e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras instituições, entre elas a FAPESP, a Fundação do Desenvolvimento Administrativo e a Imprensa Oficial.

Mais informações: http://www.univesp.ensinosuperior.sp.gov.br




(Envolverde/Agência Fapesp)

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=70443&edt=8

envolverde/Agência FAPESP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader