> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sábado , 20 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Brasileiros pesquisam sobre o centro da Terra


g1.com.br - 03.03.10

Cientistas brasileiros iniciam pesquisa sobre o centro da Terra

Conhecimento sobre manto terrestre inferior depende de terremotos.

Ainda há muito a entender sobre camada 2,7 mil km abaixo da superfície.

Do G1, em São Paulo*

Enquanto se espera que geólogos, sismólogos e geofísicos desenvolvam, com o conhecimento sobre a Terra já acumulado, meios para prever terremotos como o do Chile ou o do Haiti , na realidade são os terremotos que servem como fonte fundamental de informações sobre o planeta, em especial sobre o centro da Terra. Os obstáculos, que fazem a ciência recorrer a medidas indiretas, são titânicos: profundidades entre 670 e 2,7 mil quilômetros, pressões inimagináveis e temperaturas que chegam a 1.700°C.


Um dos objetivos da pesquisa é elaborar um mapa de correlação entre temperaturas e profundidades das várias camadas da Terra

Com a missão de estudar a composição do manto terrestre inferior sem depender de tragédias, cientistas brasileiros iniciaram nesta semana um projeto com duração prevista de três anos.

A pesquisa vai reproduzir por meio de modelos computacionais as condições termodinâmicas a que os minerais estão expostos no subsolo terrestre.




“Para se ter uma ideia, a camada pré-sal do oceano na qual o Brasil vai explorar petróleo compreende profundidades de cerca de 7 quilômetros. Isso mostra que conhecemos somente a casquinha do nosso planeta”, comparou João Francisco Justo Filho, professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do projeto de pesquisa.

Uma das técnicas que serão utilizadas é a medição da radiação térmica de corpos negros, ferramenta da astrofísica que registra a radiação captada na superfície de um corpo, no caso a Terra, emitida pelo seu interior. A medida permite inferir por onde passou a radiação ao analisar sua trajetória desde o núcleo até a superfície.

Um dos objetivos da pesquisa é a elaboração de um mapa de correlação entre temperaturas e profundidades das várias camadas do planeta. “Essa ainda é uma questão em aberto no estudo do manto inferior terrestre”, explica Justo Filho.


Com as simulações, os pesquisadores esperam aprofundar os conhecimentos sobre a composição química do manto terrestre, a geodinâmica e a termodinâmica do planeta e a evolução das placas tectônicas, informações essenciais para o melhor entendimento dos terremotos.



*Com informações da Agência Fapesp , por Fábio Reynol

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1513476-5603,00-CIENTISTAS+BRASILEIROS+INICIAM+PESQUISA+SOBRE+O+CENTRO+DA+TERRA.html

g1.com.br/ com informações da Agência Fapesp

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader