Bom dia

Zona Leste ganha parque municipal em SP

estadão.com.br - 05.03.10

Zona Leste ganha parque municipal em SP

Antiga chácara teve a mata nativa preservada e terá centro de educação ambiental

SÃO PAULO - Neste sábado, os moradores de São Paulo ganharão uma nova área verde para recreação e lazer, o Parque Lajeado, localizado em Guaianases, na zona leste, com aproximadamente 36 mil m². A inauguração será realizada a partir das 10h. Entre as atrações previstas, haverá ato religioso, prática de Tai chi Pai Lin e apresentação da bateria da Escola de samba Unidos de Guaianases.

Implantado em uma antiga chácara do bairro, toda a mata nativa foi preservada e agora a comunidade pode visitar o local. O parque conta com playground, áreas de estar com bancos, mesas para jogos, bebedouros e um Centro de Educação Ambiental. O local funcionará todos os dias das 6h às 18h.

A fauna do Parque Lajeado é composta por diversas espécies de aves, como o pica-pau-anão-de-coleira, o pichororé, o periquito-rico, além de uma espécie ameaçada de extinção, o papagaio-verdadeiro. A flora compreende uma capoeira rente ao córrego, com exemplares de tapiá-guaçu, guaçatonga, pau jacaré, café, entre outras. Há também árvores frutíferas que ocupam o espaço ajardinado, a exemplo da mangueira, da jaboticabeira, da amoreira e da cajazeira.

O Parque Lajeado é o 33º entregue pela prefeitura desde 2005. A cidade já conta com 67 parques municipais. Até 2012 o governo municipal espera somar 100 parques.

Serviço:

Data: 06 de março de 2010 (sábado)
Endereço: Rua Antonio Thadeo, s/n - Lajeado.

Secretaria do Meio Ambiente