> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quarta-Feira , 24 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
C. E. Condição Femina na Semana da Mulher


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 05.03.10

Conselho Estadual da Condição Feminina promove atividades na Semana da Mulher
Serão realizadas homenagens, palestras e exposições para comemorar a data

O Conselho Estadual da Condição Feminina, conselho de cidadania ligado à Secretaria de Relações Institucionais, dará início nesta sexta-feira, 5, à semana de comemorações pelo Dia Internacional da Mulher. O primeiro evento acontecerá no Museu Brasileiro da Escultura (MuBE) onde personalidades comprometidas com a causa da mulher serão homenageadas com a entrega Medalha Ruth Cardoso, honra concedida pelo conselho desde 2008.

A semana de comemoração seguirá com exposições, apresentação cultural, desfile, apresentação da Orquestra Sinfônica de São Paulo e palestras sobre consumo e violência contra a mulher.

Medalha Ruth Cardoso

O Conselho Estadual da Condição Feminina completou, em 2008, seu Jubileu de Prata. Para marcar a data, a cnselheira Elizabeth Russo Nogueira de Andrade sugeriu a criação de uma medalha que pudesse ser entregue a personalidades civis, militares e entidades que tivessem papel de destaque na luta pelos direitos da mulher e que essa medalha levasse o nome de "Ruth Cardoso". A aprovação foi unânime. O nome dado à medalha é homenagem a uma mulher que teve participação ativa nas lutas e conquistas femininas e na criação do próprio cnselho, tendo sido, inclusive, sua conselheira.

O Conselho da Medalha, composto por quatro conselheiras e pela presidente, recebe de todas as conselheiras, sugestões de nomes ou entidades para serem homenageadas. Em seguida, reúnem-se, fazem a escolha dos premiados e encaminham a proposta e uma breve justificativa ao governador José Serra, que, por decreto, concede a medalha.

Confira a programação da Semana da Mulher:

Sexta-feira, 5, a partir das 19h30
Entrega da Medalha Ruth Cardoso
Museu Brasileiro da Escultura (MuBE)
Avenida Europa, 218 - Jardim Europa - São Paulo

Quarta-feira, 10
Patio do Colégio, 184 - Centro - São Paulo
11 horas - Abertura com autoridades
12h30 - Apresentação Cultural (Desfile da Grife Dasprê e Orquestra Sanfônica de São Paulo)
14 horas - Palestra - Saúde da Mulher e Feminização da AIDS - palestrantes: Tânia Lago (assessora técnica de Saúde da Mulher do Estado de São Paulo) e Bárbara Graner (assessora técnica do Departamento de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde)

Quinta-feira, 11
12h30 - Apresentação Cultural (Fundação CASA)
14 horas - Palestra - Mulher e Relações de Consumo - palestrantes Regina Lunardelli (Procon) e Bia Wong (Stylo e Classe assessoria de moda)

Sexta-feira, 12
12h30 - Apresentação Cultural - coral do Centro de Referência do Idoso de São Miguel Paulista, conjunto de Violeiros do Centro de Referência do Idoso de São Miguel Paulista e coral da Secretaria de Estado da Educação
14 horas - Palestra - Violência contra a Mulher - palestrantes Sônia Nascimento (Instituto da Mulher Negra Geledés), Dora Dina dos Santos Oliveira (cacique da Aldeia Nhamandu Mirim) e Celi Paulino Carlota (delegada da 1ª Delegacia de Defesa da Mulher)

Da Secretaria de Relações Institucionais

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208221&q=Conselho+Estadual+da+Condição+Feminina+promove+atividades

Secretaria de Relações Institucionais

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader