> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Museus e estações comemoram o Dia da Mulher


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 05.03.10

Atrações em museus e estações comemoram o Dia da Mulher

Programação especial conta com atividades gratuitas até o final do mês

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, segunda, 8 de março, os espaços culturais do Estado, Metrô e CPTM oferecem atividades culturais especiais. Apesar de a data cair numa segunda-feira, dia da semana que os museus permanecem fechados, as mulheres poderão curtir exposições e programas durante o final de semana que antecede a data (6 e 7 de março), no dia seguinte (9 de março) ou até o fim do mês.



No domingo, 7, a Casa das Rosas mostrará um pouco da vida e do trabalho intelectual de Patrícia Galvão, conhecida como musa do modernismo e famosa por sua participação no Partido Comunista Brasileiro. Haverá debates e leituras de poemas. Já no dia 9, começa a exposição Da Bibliocasa - Mulheres, que perdura por todo o mês. A poeta Virna Teixeira faz uma seleção especial, diretamente do acervo do poeta Haroldo de Campos, de obras escritas por poetas mulheres. Confira mais sobre a programação da Casa das Rosas aqui.



O Museu Afro Brasil dedica uma programação para as mulheres durante todo o mês de março com o projeto Rosa e Marrom: gênero e raça na arte brasileira. A programação inclui visitas temáticas ao acervo da instituição (das 13h30 às 15h), oficinas de arte e dança, mesas redondas e palestras, sempre das 15h30 às 18h.



No Museu da Imagem e do Som, estará o ciclo de filmes Espaço Feminino: Mulheres à frente e detrás da câmera, que reúne longas e curtas-metragens dirigidos e concebidos por mulheres. Esta amostragem da recente produção espanhola é dividida em quatro sessões gratuitas, que acontecem de 11 a 14 de março. As mulheres podem curtir sessões de cinema também na Biblioteca de São Paulo, na quarta-feira, às 18h, com o Ciclo Mulheres do Brasi. A mostra trás olhares femininos em filmes curtos sobre personagens, memórias, Direitos Humanos e vida cotidiana.

A campanha BEM QUERER MULHER, na Pinacoteca, no dias 6 e 7, promove uma exposição de Arte Contemporânea, sendo que no dia 8, das 19h às 22h, as obras serão leiloadas em prol do Projeto Maria Maria. Já as mulheres que visitarem o Museu da Língua Portuguesa no domingo, 7, terão entrada gratuita e no Museu do Futebol, pagam meia entrada.



Saindo da capital, o Museu do Café, em Santos, realiza no domingo, 7, às 15h, a abertura da mostra fotográfica Mulheres do Café. As imagens retratam mulheres em funções do mercado de café, desde o plantio e colheita até as principais baristas do Brasil.

Em Brodowski, o Museu Casa de Portinari exibirá o vídeo Mulheres de Portinari, com imagens de mais de 200 obras em que Cândido Portinari retrata mulheres. Durante a visita ao espaço, o público poderá ainda conferir os afrescos e murais, nas paredes, que envolvem figuras femininas. A mostra pode ser vista até o dia 7 de março. Nos dias 6 e 7, os visitantes do Sitio do Picapau Amarelo no Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato, em Taubaté, poderão participar de oficinas de artesanato.

Além dos museus, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) homenageará as mulheres com apresentações artísticas nas estações Barra Funda, Brás e Luz. O evento, no próprio dia 8, conta com o grupo Trupe das Américas, que fará interpretações sobre os vários papéis da mulher contemporânea, e da cantora Carolina Baladi, com o show "Claridade", em reverência a Clara Nunes - primeira cantora brasileira a vender mais de 100 mil discos.

O dia em homenagem às mulheres conta também com a distribuição de poemas de autores como Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Vinicius de Moraes, que abordam os diferentes sentimentos femininos.



No Metrô, haverá apresentação de bandas formada apenas por mulheres e desfile de moda, além de exposição temática. Na Estação Sé, no dia 8, a banda Dadivosas apresenta repertório musical que passa pelo samba, rock, blues, jazz e forró pé-de-serra. O show acontece a partir das 18h.

No dia 11, quem estiver na Estação Santa Cecília poderá conferir o show do Trio Salamantra e,

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208219&q=Atrações+culturais+em+museus+e+estações+comemoram+o+Dia+da+Mulher

Portal do Governo do Estado de São Paulo com Secretaria da Cultura, Metrô e CPTM

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader