> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 26 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
8ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia


envolverde.com.br - 10.03.10

Estudantes de todo o país apresentam 280 projetos científicos inovadores


A 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) começa nesta terça-feira (9/3), em São Paulo (SP). Na edição de 2010, serão apresentados 280 projetos selecionados entre estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico, de escolas públicas e privadas do país. Maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do Brasil, a Febrace pretende inspirar os jovens a usarem imaginação, criatividade e inovação no desenvolvimento de ideias científicas.

Mestres e doutores voluntários de diferentes instituições escolheram os projetos finalistas dentre os 1,3 mil apresentados, que foram classificados nas seguintes categorias: ciências exatas e da terra, biológicas, da saúde, agrárias, ciências sociais aplicadas, humanas e de engenharia. Este ano, 52% deles são oriundos de instituições públicas, 17% de fundações e centros educacionais e 31% de escolas particulares.

Durante a feira, podem ser encontradas soluções para os problemas do dia-a-dia, como o kit antiadulteração, um sistema pelo qual o motorista consegue evitar abastecer seu carro em postos com gasolina adulterada. A inovação foi desenvolvida por três estudantes de São Caetano do Sul (SP).

Outra curiosidade presente na Febrace são os óculos-mouse. Três estudantes gaúchos criaram o acessório para pessoas com deficiência parcial ou nula nos braços poderem utilizar mais facilmente um computador.

Anualmente, os projetos premiados na feira nacional seguem para a maior feira pré-universitária de ciências e engenharia do mundo, a Intel Isef (International Science and Engineering Fair), que acontece há 50 anos nos Estados Unidos. Em 2009, estudantes brasileiros bateram um recorde ao trazer para casa cinco prêmios.

Promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI), a mostra de projetos da Febrace 2010 acontece entre os dias 9 e 11 de março, das 14h às 19h, na tenda de eventos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), localizada na Av. Prof. Luciano Gualberto, nº 3, travessa 3, Cidade Universitária, em São Paulo (SP). A entrada é franca. Mais informações: http://www.febrace.org.br



(Envolverde/Aprendiz)

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=70823&edt=8

Envolverde/Aprendiz

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader