> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Governo investe em valorização da L. Portuguesa


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 12.03.10

Governo investe em valorização da Língua Portuguesa

Programas e eventos estimulam o uso correto do português

Que o uso correto da Língua Portuguesa é de extrema importância todo o mundo sabe. Por isso, o Governo Paulista se preocupa que ele seja ensinado e valorizado além das escolas da rede de ensino público do Estado. Para isso, vários programas e eventos estimulam o aprendizado e tiram dúvidas da população sobre a língua pátria.

Uma das ações do Governo nesse sentido é o Plantão Tira-Dúvidas, localizado na estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). De Português tudo pode ser aprendido ou relembrado ali. Crase, verbos, regência e regras gramaticais, tudo está ao alcance dos freqüentadores do local. E tem também Matemática, com regra de três, aritmética e logaritmo.

A "sala de aula" da CPTM tem um espaço de 50 m² e conta com mesas e computadores com acesso à internet, que ficam à disposição dos professores. Para usar o serviço, a pessoa precisa apenas se dirigir até o stand, sem nenhum agendamento prévio e expor sua dúvida ao professor. O Tira-Dúvidas conta com a parceria do Centro Universitário Estácio, responsável por manter professores das duas matérias em sistema de revezamento. Leia mais aqui.

Embarque na Leitura

Além disso, incentivar a leitura sempre foi um bom método para reforçar o aprendizado da língua, por isso, até as estações de trem e metrô na capital servem de espaço para o abrigo de bibliotecas. O projetoEmbarque na Leitura, da CPTM e do Metrô, é um sucesso, principalmente entre os usuários do Ensino Médio e da faixa etária entre 21 e 30 anos.

Mais de 38 mil pessoas estão cadastradas para receberem empréstimos gratuitos de livros nas seis bibliotecas do Metrô e CPTM. Juntas, as unidades reúnem 21.700 títulos e registraram mais de 365 mil empréstimos até hoje. Leia mais aqui.

Menas: o certo do errado, o errado do certo

Uma exposição que vai apontar os erros linguísticos mais comuns cometidos pelas pessoas, e, ao mesmo tempo, entender a causa desses erros, além de discutir a amplitude e criatividade da língua, será inaugurada no dia 15 de março no Museu da Língua Portuguesa. Sob o título Menas, a exposição, interativa, divertida e, sobretudo, provocativa, aproximará ainda mais o museu de seu grande público, segundo o diretor do Museu da Língua Portuguesa, Antonio Carlos de Moraes Sartini.


E essa provocação é a proposta da mostra que ocupará cerca de 450 metros quadrados do Museu com sete instalações para enumerar os "erros" linguísticos mais comuns, entender por que se erra e discutir a amplitude e a criatividade da língua. Esta será a sexta exposição a ocupar o espaço das exposições temporárias, reforçando o papel do Museu como importante espaço educador e difusor da língua portuguesa.


Escreve Cartas

O que pouca gente sabe é que o Poupatempo, além de emitir RG e Carteira de habilitação, também conta com o programa Escreve Cartas. O projeto tem o objetivo de ajudar pessoas que não sabem ler nem escrever a se comunicar com parentes e amigos que moram longe por meio de cartas escritas por voluntários. Cerca de duas mil pessoas são atendidas por mês.



O projeto, que completou oito anos em 2009, possui atualmente 245 voluntários e funciona nas unidades de Santo Amaro, Itaquera, Osasco, Guarulhos e São Bernardo do Campo. Essa iniciativa, que respeita o conceito inclusão do cidadão, nasceu em 2001 e vem ganhando novos investimentos e apoio desde 2007. Leia mais aqui.



Biblioteca São Paulo



Desde o dia 9 de fevereiro, a cidade de São Paulo conta com um novo e diferenciado espaço cultural: a Biblioteca de São Paulo. Em uma área de 4.257 m² no Parque da Juventude, zona norte da capital, a Biblioteca oferece aos paulistas um espaço dinâmico e integrado à comunidade.



O local conta com amplo horário de funcionamento, fácil acesso pelo Metrô Carandiru, CDs, DVDs, jogos e 30 mil livros no acervo. Além disso, a Biblioteca de São Paulo é um centro de formação permanente para atualização e qualificação de profissionais da área.

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208411&c=6

Portal do Governo do Estado de São Paulo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader