> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 07 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Descubra alguns mitos e verdades sobre tecnologia


g1.com.br - 16.03.10

Descubra alguns mitos e verdades sobre tecnologia

Fernando Panissi*
Especial para o G1

Olá leitores,

A internet é povoada de mitos. Muitos têm fundamento em verdade, mas outros não passam de factoides que só servem para atrapalhar a vida das pessoas. Eu já escrevi uma coluna, em 2008, sobre este assunto. Claro que o universo de mitos abordados é pequeno perto da quantidade que existe e dois anos é quase uma vida em termos de internet e novos mitos surgiram desde então. A coluna de hoje vai desvendar outros mitos da internet e tecnologia. Vamos lá?


>>>Colocar CD em leitor de DVD estraga o equipamento

Mito. O fato de colocar um CD em um leitor de DVD não vai estragar o equipamento. Simplesmente o disco não será lido, pois o feixe laser usado no DVD é diferente do usado no CD. Muitos dispositivos – computadores, aparelhos de DVD, aparelhos e som – vêm com leitores tipo “combo” que suportam tanto CD quanto DVDs.


O que pode ocorrer é o leitor não reconhecer a mídia e só. Unidades de DVD mais antigas podem não reconhecer mídias de DVD de camada dupla (que têm o dobro de espaço), mas isso não vai gerar problemas.


Agora, colocar outras coisas na unidade de CD / DVD pode gerar problemas. Não pode ser saudável colocar um disquete ou um pen drive dentro da unidade de CD. E eu não estou fazendo piada, já vi um caso de uma pessoa que colocou o pen drive dentro da unidade de CD.


>>>Usar muitas vezes o botão de reset do computador pode danificar a máquina

Plausível. Acionar o botão de reset em si não danifica o PC – seus componentes. Porém, ele deve ser usado com moderação e só em momentos em que não houver outra opção. O Reset simplesmente interrompe a energia da máquina por um intervalo de segundo gerando a interrupção completa do computador e forçando-o a reiniciar. Se o computador estiver gravando algum dado no disco na hora do Reset, este dado pode ser corrompido inutilizando um arquivo.


Se o computador está travando diversas vezes, forçando o uso do Reset, a melhor solução é encontrar a origem do travamento e resolvê-la. Diversos motivos levam o computador a travar, desde problemas no hardware, superaquecimento dos componentes, problemas com controladores (drivers) de alguns dispositivos, vírus de computador entre outros fatores.


>>>Celulares explodem

Baterias de celulares quando usadas não são perigosas, mas em condições extremas e devido a falhas podem vir a explodir. (Foto: Reprodução)

Plausível. Pipocam notícias de pessoas que morreram vítimas da explosão de celulares. Na verdade, as explosões estão sempre associadas à bateria dos aparelhos e não a eles em si. Então, dá para afirmar que a bateria do celular pode explodir, mas é algo muito raro.

Baterias e pilhas, quando submetidas a altas temperaturas, podem explodir devido ao calor excessivo.

Claro que não é comum uma bateria explodir. Apenas uma série de fatores (calor excessivo, por exemplo, ou mesmo um curto-circuito) associados a falhas de fabricação podem ocasionar uma eventual explosão.

Para diminuir tais riscos (que já são bem pequenos, dado o número de dispositivos que usam baterias associado à quantidade de acidentes) é importante usar sempre baterias originais e aprovadas pelo fabricante.

Carregadores também homologados com a voltagem e amperagem corretam, evitando assim riscos de curto ou superaquecimento das baterias.

>>>Celulares não funcionam no apagão

Plausível. A rede celular é composta por uma série de antenas interconectadas que possibilitam todos os serviços de dados e voz das operadoras (receber e realizar chamadas de voz, internet 3G, SMS e afins). Essas antenas dependem de energia elétrica e, na ausência do fornecimento por parte das concessionárias, baterias e geradores assumem o trabalho.

Portanto, quando não há energia, o serviço não é interrompido. Mas o mito se torna plausível por alguns aspectos: em situações de queda de energia, como no último apagão que afetou diversos estados do Brasil, a maioria das pessoas usa a telefonia móvel para falar com a família, amig

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1530570-6174,00-DESCUBRA+ALGUNS+MITOS+E+VERDADES+SOBRE+TECNOLOGIA.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader