> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Terça-Feira , 27 de Setembro de 2022
>> Notícias
   
 
Obras de Andy Warhol na Estação Pinacoteca


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 17.03.10

Obras de Andy Warhol na Estação Pinacoteca

Mostra com 170 trabalhos do artista norte-americano ficará em cartaz até 23 de maio

A Pinacoteca do Estado de São Paulo inaugura neste sábado, 20, na Estação Pinacoteca, a exposição Andy Warhol, Mr. America. A mostra reunirá 170 obras de Andy Warhol, um dos mais importantes e influentes nomes da pop art, e ficará em cartaz até 23 de maio.

Organizada em colaboração com The Andy Warhol Museum, em Pittsburgh (Estados Unidos), a exibição contará com filmes produzidos pelo artista em seu próprio estúdio, The Factory. A mostra já passou pelo Museo de Arte del Banco de la República em Bogotá (Colômbia) e também pelo Museo de Arte LatinoAmericano de Buenos Aires - MALBA (Argentina). A curadoria é de Philip Larratt-Smith, escritor e curador baseado em Nova York (EUA).

Entre as obras, estão 26 pinturas, 58 gravuras, 39 trabalhos fotográficos, duas instalações e 44 filmes, que exploram temas da política e da cultura popular norte-americana, com ênfase para os trabalhos realizados entre os anos 1961 e 1968. Entre os destaques da exposição estão a série de retratos de Jackie Kennedy (1964), e de Marilyn Monroe (1967).

Segundo Larratt-Smith, na trajetória de Warhol há uma explosão de criatividade sem precedentes. Ele passou da pintura para a serigrafia, depois para a fotografia, instalação, produção cinematográfica, gerenciamento de uma banda de rock até a publicação de uma revista.

Andy Warhol é considerado um dos principais nomes da pop art. Surgido nos anos 1950, na Inglaterra, o movimento teve seu auge na década de 1960, quando chegou aos Estados Unidos. A pop art se caracteriza pela apropriação de imagens do universo do consumo (embalagens de produtos) e da cultura de massa (televisão, cinema, revistas de celebridades, quadrinhos e propaganda) como tema de suas obras e, ao mesmo tempo, faz uma critica a esta indústria que na visão dos artistas exercia uma poderosa influência na vida cotidiana das pessoas.

O artista

Warhol nasceu em 1928, em Pittsburgh, nos Estados Unidos. Filho de imigrantes do leste europeu, ele cresceu durante a grande depressão. Em 1945, Warhol entrou para o Carnegie Institute of Technology (atual Carnegie Mellon University), onde se formou em desenho. Depois, mudou-se para Nova York, onde encontrou um emprego fixo como artista comercial. Trabalhou como ilustrador para diversas revistas como Vogue, Harper's Bazaar e The New Yorker.

No final da década de 1950, realizou a sua notória exposição com obras que mostram latas de sopa Campbell pintadas a mão, na Ferus Gallery de Los Angeles. Em 1962, passou a utilizar serigrafia e outros meios de reprodução mecânica, eliminando a distinção entre fotografia e pintura, assim como a pop art fez desaparecer a distinção entre arte "erudita" e "comercial". Warhol usou a imagem seriada para transformar produtos de consumo diário, como o ketchup Heinz, em "estrelas", além de revelar o glamour banal que a reprodução ilimitada de imagens conferiu a "estrelas" como Marilyn Monroe e Liz Taylor. Atuou ainda como editor de revistas e criou programas de TV. Após uma cirurgia de rotina da vesícula biliar, Andy Warhol morreu 22 de fevereiro de 1987.

A mostra acompanha um catálogo bilingue, português e inglês, com reprodução das obras exibidas e textos do curador da mostra; de Thomas Sokolowski, Diretor do The Andy Warhol Museum; e de críticos de arte como Paulo Herkenhoff e José Augusto Ribeiro.

Durante a exposição, também será exibido um ciclo de filmes produzidos por Warhol em seu próprio estúdio, conhecido como The Factory. Segundo o curador da mostra, os filmes ampliam e aprofundam os temas apresentados nas pinturas de Warhol: sexo, morte, beleza, narcisismo, alienação e poder. Entre os filmes exibidos estão Empire (1964) e Blow Job (1963).

Serviço
Andy Warhol, Mr. America
Estação Pinacoteca - Largo General Osório, 66
Telefone: 3335-4990
Aberta de terça a domingo, das 10 às 18 horas
Ingressos: R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Grátis aos sábados

Da Secretaria da Cultura

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208471&q=Obras+de+Andy+Warhol+estarão+na+Pinacoteca+a+partir+de+sábado

Secretaria da Cultura

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader