> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 07 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Unicamp estudará emprego de computador em aula


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 19.03.10

Unicamp estudará emprego de computador em sala de aula

Expectativa dos pesquisadores é que recursos de informática em ambiente da sala de aula tragam mudanças no currículo escolar

Profissionais do Núcleo de Informática Aplicada à Educação da Unicamp vão acompanhar a instalação de computadores na Escola Municipal Padre Emílio Miotti e explicarão aos professores e alunos como manipular os equipamentos, mostrando as possibilidades didáticas de sua utilização. A previsão é que os estudantes utilizem os laptops em sala de aula no segundo semestre deste ano. Depois, a Unicamp verificará se houve mudança pedagógica na escola, localizada na periferia de Campinas, com o uso da tecnologia.

Os computadores portáteis, um lote de 520, foram cedidos em comodato à escola pelo OLPC (Um Computador por Criança, em português) graças à parceria que o núcleo fez com a instituição. A escola fará a reforma física e cuidará da instalação da estrutura necessária (rede elétrica e wireless) para o funcionamento dos computadores. O projeto de acompanhamento das possíveis alterações que o uso de laptops trará para as atividades pedagógicas é financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Lápis, caderno e laptop

A expectativa dos pesquisadores da Unicamp é que recursos de informática em ambiente da sala de aula tragam mudanças no currículo escolar. O computador poderá trazer nova dinâmica ao ensino, pois os alunos, habituados à lousa, lápis e papel, poderão acessar, via internet, dados estatísticos atualizados, mapas geográficos animados e obter informações das mais variadas.

A Unicamp tem outro projeto voltado ao uso de laptops em sala de aula. Batizado de Um Computador por Aluno (UCA) e coordenado pelo Ministério da Educação (MEC), cederá 500 máquinas a outra escola de Campinas, ainda não definida. Ao todo, 350 estabelecimentos de ensino do País participarão da experiência. Os pesquisadores farão a comparação dos resultados obtidos nos diferentes lugares.

Serviço

Professores e alunos da Unicamp interessados em participar do projeto do CNPq podem ligar para o telefone (19) 3521-7350. O programa para verificar o impacto do uso do computador em sala de aula oferece bolsa de estudo.

Da Agência Imprensa Oficial

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208548&c=6&q=Unicamp+estudará+emprego+de+computador+em+sala+de+aula

UNICAMP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader