> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sábado , 01 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Comemore o dia de hoje com atitudes ecológicas


envolverde.com.br - 22.03.10

Comemore o dia de hoje com atitudes ecológicas

Por Ronaldo Callmann*


No mês em que celebramos a importância da água para planeta, é importante lembrarmos como podemos praticar e promover o uso deste recurso natural tão necessário para a nossa sobrevivência. Em questão de atitude e, principalmente, conscientização de que pequenas mudanças podem gerar grandes economias. Segundo levantamento do International Water Management Institute (em português, Instituto Internacional de Gestão de Água), o futuro sem água já não está mais tão distante quanto pensávamos. O estudo revela que, se o desperdício continuar da maneira como está, 1.8 bilhão de pessoas ficará sem uma gota de água até 20251. Para mudar esta realidade cada vez mais próxima, é preciso agir agora.

Você já parou para pensar o quanto gasta de água na sua casa por dia? Você pensa em como pode reduzir este consumo? Muitas pessoas não fazem ideia do uso abusivo que fazem da água em hábitos rotineiros, como escovar os dentes, tomar banho, lavar calçadas, jardins, carros... As capitais brasileiras, onde está o maior índice de consumo de água no país, são responsáveis por utilizar 150 litros/habitante ao dia2, o que excede em 36% a recomendação da ONU (Organização das Nações Unidas), de 110 litros por dia.

Um dos pontos que gostaria de destacar é o costume brasileiro ao lavar sua casa, que me chama a atenção pelo fato de ser facilmente evitável. Para se ter uma ideia do tamanho do desperdício, uma mangueira comum de uso residencial, com três quartos de polegada, gasta 600 litros de água a cada trinta minutos, o equivalente a mais de quatro vezes o que uma pessoa deveria consumir por dia.

Soluções alternativas e econômicas podem ser mais simples do que se imagina. No caso da lavagem de calçadas e garagens, por exemplo, os fatores mais alegados para a utilização da mangueira são o cansaço causado pelo trabalho com a vassoura, e o tempo gasto na atividade. Mas para reduzir tempo e esforço a tecnologia já oferece benefícios nas mais diversas áreas e, inclusive, pode auxiliar em atividades domésticas.

Exemplo disso são os sopradores de folhas disponíveis no mercado, capazes de reduzir o tempo gasto com os cuidados no lar, além de substituir a água neste processo. Trata-se de um equipamento de alta potência e fácil manuseio que une inovação tecnológica e respeito ao meio ambiente, sendo ideal para limpeza profissional e residencial, em gramados ou asfalto. Por seu caráter multifuncional, pode ser aplicado para limpar folhas, poeira e objetos em geral em ambientes abertos.

Além da preservação ambiental, a redução de consumo de água culmina também em diminuição dos gastos gerais da sociedade e em economia financeira para cidadão. Aproveite esta data para refletir sobre maneiras úteis de aproveitar com consciência os recursos naturais de nosso país, que possui a maior reserva hídrica do mundo. E não se esqueça de calcular quanto suas novas atitudes podem contribuir para o bem estar das próximas gerações e, claro, também para suas contas domésticas. Faça o bem para o planeta e também para sua família.

*Ronaldo Callmann é gerente de Marketing e Produto para a América Latina da Husqvarna, multinacional com mais de 320 anos e uma das líderes mundiais no desenvolvimento de produtos para o manejo de parques, florestas e jardins.

1 O estudo foi realizado em 2000 e pode ser encontrado no site http://www.iwmi.cgiar.org/
2 Pesquisa realizada em 2007 pelo Instituto Socioambiental (ISA) e pode ser encontrado no site http://www.socioambiental.org/




(Envolverde/Plurare)

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=71501&edt=1

Instituto Socioambiental - ISA

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader