> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Projeto Navega São Paulo ganha novos núcleos


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 22.03.10

Projeto Navega São Paulo ganha novos núcleos

Quinze municípios paulistas vão integrar projeto que estimula a prática de esportes náuticos entre estudantes da rede pública

O dia 22 de março foi instituído como o Dia Mundial da Água. Para comemorar essa data, 15 municípios paulistas com potencial hídrico, banhados por mares, rios ou represas receberão núcleos náuticos do projeto Navega São Paulo que estimula a prática dos esportes náuticos olímpicos da vela, remo e canoagem entre jovens com idade entre 10 e 15 anos e que sejam estudantes da rede pública de ensino.

Desenvolvido pelas Secretarias de Esporte, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo (SELT) e de Saneamento e Energia, esse projeto sócio-esportivo é patrocinado pela Sabesp e co-patrocinado pela Cesp e Imesp por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (do Ministério do Esporte). O objetivo é formar atletas e servir também como uma ferramenta de inclusão social.

Os municípios contemplados são Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente, Piraju, Ilha Comprida, Fartura, Rifaina, Rubinéia, Presidente Epitácio, São Paulo (ONG Vento em Popa - Represa Billings), Mairiporã, Ilhabela, Avaré e Barra Bonita. A expectativa é formar três mil atletas iniciantes diretamente, sendo 200 por núcleo, com treinamentos e infraestrutura náutica durante 12 meses de atividades.

O Navega São Paulo também busca desenvolver e fortalecer entre os jovens conceitos de sustentabilidade ambiental, ligados a rotina das aulas, como preservação dos mares, rios e represas, coleta de detritos jogados nas águas e margens, estudo do clima (temperatura e vento), reciclagem do lixo recolhido etc.

A parceria entre a SELT, Sabesp, Cesp e Imesp permite capacitar atletas de alto rendimento, desde a sua iniciação náutica. Exemplo disso é Nivalter dos Santos, do Núcleo de São Vicente. Ele veio do Estado de Sergipe e logo se destacou pelo talento na canoagem: ganhou medalha de bronze nos Jogos Pan Americanos 2007 e se classificoue para as Olimpíadas de Pequim 2008. Da mesma maneira a atleta Poliana Aparecida de Paula, do Núcleo de Piraju, que disputou as Olimpíadas de Pequim 2008.

Da Secretaria do Esporte, Lazer e Turismo

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208617&c=6&q=Projeto+Navega+São+Paulo+ganha+novos+núcleos

Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader