> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sábado , 01 de Outubro de 2022
>> Notícias
   
 
Dinâmica da fala


envolverde.com.br - 24.03.10

Dinâmica da fala

Por Fábio de Castro, Agência Fapesp



Agência FAPESP – Essencialmente transdisciplinar, a “dinâmica fônica” – isto é, dinâmica da fala – corresponde a uma área de fronteira do conhecimento que reúne pesquisadores provenientes de campos tão diferentes como linguística, engenharia e psicologia.

Jovens pesquisadores envolvidos com a dinâmica fônica no Brasil e no exterior terão uma chance única, entre os dias 7 e 11 de junho, para estabelecer um diálogo intenso com alguns dos principais especialistas do mundo nessa área que estuda a produção da fala em todos os seus níveis.

Organizada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em parceria com o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP), a São Paulo School of Advanced Studies in Speech Dynamics (Escola São Paulo de Estudos Avançados em Dinâmica Fônica) está com inscrições abertas até o dia 31 de março. O evento será realizado na sede do IEA, na capital paulista.

Cerca de 50 pós-graduandos e pós-doutorandos – sendo 30 do Brasil e 20 do exterior – deverão ser selecionados para participar dos sete minicursos, cinco conferências e três mesas-redondas que serão realizados. O curso é organizado no âmbito da Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), forma de apoio lançada pela FAPESP em outubro de 2009 e que já selecionou seis propostas.

O objetivo da ESPCA – opção inserida na modalidade Auxílio à Pesquisa – Organização de Reunião Científica e/ou Tecnológica – é criar oportunidades para que pesquisadores no Estado de São Paulo organizem cursos com a participação de especialistas internacionais e que tragam ao Estado jovens estudantes ou pós-doutores de outros países e regiões, possibilitando a interação com estudantes e pesquisadores locais e o debate de temas científicos avançados.

De acordo com a coordenadora do evento, Eleonora Albano, professora do Laboratório de Fonética e Psicolinguística do IEL, a dinâmica fônica é uma área de pesquisa de ponta que se apoia na teoria dos sistemas dinâmicos. Essa teoria matemática, criada para lidar com problemas da física, foi disseminada para inúmeras áreas do conhecimento, como a economia, a ecologia e a linguística.

“A dinâmica fônica aborda a relação entre os aspectos cognitivos e físicos da fala do ponto de vista dinâmico. A fala é transmitida por todos os sentidos e os gestos articulatórios que constituem os segmentos de uma língua são dotados de um tempo próprio. A fala, assim como tantos outros sistemas, organiza-se no tempo. A abordagem dos sistemas dinâmicos permite estudar a produção da fala em todos os seus estágios e explicar diversos fenômenos fonéticos, fonológicos e linguísticos em geral", disse à Agência FAPESP.

Os linguistas envolvidos com a perspectiva dinâmica, segundo ela, são minoria no mundo, mas lidam com uma área de fronteira do conhecimento. “A área teve muitos avanços e, no Brasil, temos uma demanda reprimida. Muitos pesquisadores, já familiarizados com a abordagem anseiam por uma oportunidade para aprofundar os seus estudos. Por isso, tivemos a iniciativa de realizar a ESPCA”, disse.

O Brasil, onde são faladas mais de 200 línguas – entre idiomas indígenas e de imigrantes –, tem sido considerado um país promissor para o avanço da área. “Queremos dar oportunidade para que nossos jovens pesquisadores tenham contato com a comunidade internacional e, ao mesmo tempo, atrair talentos do exterior e formar laços sólidos com os grupos estrangeiros”, afirmou Eleonora.

Segundo ela, seis docentes brasileiros e cinco estrangeiros apresentarão cursos e seminários no evento, além de outros que tomarão parte nas mesas-redondas. “Os pós-graduandos e pós-doutorandos terão acesso a um panorama do que vem sendo feito na área no Brasil. Os 50 participantes selecionados terão sua viagem e estadia paga pelo programa. Será um grupo altamente seleto, mas com uma atividade intensa. Teremos 40 horas de cursos”, explicou.

A seleção será feita com base em um resumo de duas páginas em inglês. Os candidat

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=71654&edt=19

envolverde/Agência FAPESP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader