> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Mônica ensina novas regras da lingua portuguesa


envolverde.com.br - 26.03.10

Mônica, Embaixadora do Unicef, ensina novas regras da língua portuguesa

Por Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York


No livro ´Turma da Mônica - A Reforma Ortográfica em Versinhos`, lançado recentemente no Brasil, personagens explicam de maneira didática o novo acordo; nesta quinta-feira, Cplp inicia em Brasília reunião sobre o futuro do idioma.

A reforma da língua portuguesa é tema do novo livro da personagem Mônica, Embaixadora no Brasil do Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef.

A publicação ´Turma da Mônica - A Reforma Ortográfica em Versinhos´ acaba de ser lançada, com explicações didáticas sobre as mudanças.

Futuro

A partir desta quinta-feira, a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, Cplp, se reúne em Brasília para discutir o futuro do idioma e como fortalecer o ensino da língua.

Neste sentido, a escritora Yara Maura Silva, vice-presidente internacional da Maurício de Sousa Produções, encontrou nos versos uma maneira fácil de ensinar para as crianças as novas regras de ortografia.

"Cada país tinha um jeito de escrever o português. A reforma agora atinge a todos de uma só vez. Isso vai facilitar toda a comunicação e é uma forma bonita de mostrar a nossa união", recitou.

Yara Maura Silva é a autora do livro ´A Reforma Ortográfica em Versinhos´, que tem ilustrações do irmão dela, o cartunista Maurício de Sousa.

Ela disse à Rádio ONU, de Bolonha, na Itália, que a proposta engloba informações culturais sobre os oito países lusófonos.

Bandeiras

"Não só quais os acentos, quais os hífens, quais as coisas que caem, mas também por exemplo, quais são os países que estão sendo afetados por essa nova lei. E através de ilustrações, localizar esses países dentro do mapa do mundo que ainda falam português, dando também as bandeiras de cada país, quer dizer, ampliamos um pouco", explicou.

O livro ´A Reforma Ortográfica em Versinhos´ está à venda no Brasil, mas a idéia é torna-lo disponível para outros países por meio da venda online.


Para ouvir esta notícia clique em: http://downloads.unmultimedia.org/radio/pt/real/2010/10032514i.rm
ou acesse:
http://www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/178003.html



(Envolverde/Rádio ONU)

http://www.envolverde.com.br/materia.php?cod=71830&edt=8

Envolverde/Rádio ONU

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader