> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Alunos da Unesp: apoio para bolsas de doutorado


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 26.03.10

Sex, 26/03/10 - 16h00

Alunos da Unesp têm mais apoio para bolsas de doutorado

Doutorandos poderão fazer exame de dominio da língua inglesa sem custo

Os doutorandos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) poderão realizar sem custo o exame de proficiência em língua inglesa Test of English for International Communication (Toeic). As inscrições dos interessados vão de 12 a 16 de abril e serão feitas pela internet, na página da Vunesp (www.vunesp.com.br). A prova será aplicada no dia 9 de maio. Os 113 melhores colocados no exame realizado em 2009 foram premiados com inscrição gratuita para fazer o Test of English as a Foreign Language (Toefl).

A ação visa a garantir o preenchimento do maior número possível de bolsas de doutorado sanduíche. Nessa modalidade de auxílio, o pesquisador faz um período de estágio em uma universidade no exterior antes da conclusão da pós, mas precisa comprovar alto nível de conhecimento em língua estrangeira.

O Toeic foi desenvolvido pela empresa Education Testing Systems (ETS). É um certificado direcionado ao mercado de trabalho, que tem validade de dois anos e atende aos pré-requisitos da maioria das agências que concedem bolsas de pesquisa no Brasil. Cem perguntas avaliam a compreensão auditiva e outras cem, a interpretação de texto. Criado pela mesma empresa, o Toefl é uma avaliação mais extensa, que inclui redação e entrevista.

Relevância dos estudos

"Aumentando o número de bolsas sanduíche, conseguiremos ampliar a atuação da Unesp no exterior, mostrando a relevância dos estudos realizados aqui e atraindo para os nossos projetos de pesquisa especialistas das melhores universidades do mundo", afirma a pró-reitora de pós-graduação, Marilza Vieira Cunha Rudge.

A gratuidade na Unesp para a realização do Toeic começou no ano passado, com a adesão de 743 candidatos. Desses, mais de 200 obtiveram níveis compatíveis com a pontuação exigida para programas de estágio em universidades de países de língua inglesa. O número de bolsas sanduíche também cresceu de 780 para 803, de 2008 a 2009.

Da Agência Imprensa Oficial e da Unesp

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=208751&c=559&q=Alunos+da+Unesp+têm+mais+apoio+para+bolsas+de+doutorado

Agência Imprensa Oficial e Unesp

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader