> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Bom dia
Sexta-Feira , 29 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
4,18 milhões de crianças e jovens fora da escola


g1.com.br - 30.03.10

País tem 4,18 milhões de crianças e jovens fora da escola, diz MEC

Ensino obrigatório entre 4 e 17 anos foi aprovado em novembro de 2009.

Para secretária de Educação Básica, escola tem de atender geração digital.

Rafael Targino
Do G1, em Brasília


A secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, disse nesta segunda-feira (29) que 4,18 milhões de crianças de 4 a 17 anos estão fora da escola. Emenda Constitucional aprovada no final do ano passado tornou obrigatório o ensino a todos que estão nessa faixa etária, mas estados e municípios têm até 2016 para cumprirem a meta. Antes, o ensino era obrigatório para as idades entre 6 e 14 anos.


A declaração da secretária foi feita durante a Conferência Nacional de Educação (Conae), que acontece em Brasília até o dia 1º de abril, com base em dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).


Segundo Maria do Pilar, 2% das crianças entre 7 e 14 anos estão fora da escola –cerca de 680 mil. De acordo com a secretária, há um esforço para colocá-las dentro da escola. “Estamos fazendo uma busca ativa [por essas crianças]”, afirmou. Entre 4 e 5 anos e 15 e 17 anos, há outros 3,5 milhões fora das salas de aula.

Qualidade
A secretária admitiu que a escola é pouco atrativa para os jovens. “Nossa escola é analógica para crianças e jovens digitais”, disse. “É preciso um projeto que dialogue bem com essa geração”, afirmou.


Para Maria do Pilar, o problema não é só falta de dinheiro ou mal gerenciamento das verbas –mas as duas coisas juntas. “Precisamos de mais verbas, de usá-las bem. Só elas [as verbas] também não vai resolver. Só 10% [de investimento] do PIB [Produto Interno Bruto] e formação de professores precária, não resolve. Se a escola não tem água, não resolve.”



http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1549982-5604,00-PAIS+TEM+MILHOES+DE+CRIANCAS+E+JOVENS+FORA+DA+ESCOLA+DIZ+MEC.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader