> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
Saiba dividir o tempo de estudo entre as matérias


g1.com.br - 30.03.10

Saiba dividir o tempo de estudo entre matérias específicas e não específicas

No primeiro semestre, divisão de carga horária deve ser equilibrada.

Do G1, em São Paulo


O coordenador de ensino do curso pH, Alcides Affonso dá dicas sobre preparação para o vestibular. Como dividir da melhor forma o tempo de estudo entre matérias específicas e não específicas, exigidas nas provas do curso escolhido?



"No início do ano, o ideal é que não seja feita uma divisão de carga horária desigual entre elas. As primeiras provas aplicadas não fazem distinção de matérias, como a primeira fase da Unicamp, da Fuvest, exame de qualificação da UERJ, ou o Enem", diz. "Nesses exames todos os temas contam da mesma forma".

A recomendação é que no primeiro semestre do ano o estudante divida o seu tempo de uma forma equilibrada. No entanto, é recomendável separar um pouco mais de tempo para reforçar as matérias que o vestibulando tenha mais dificuldade, afirma Affonso.

"Na transição do primeiro para o segundo semestre, o estudante pode passar a dedicar mais tempo aos temas que são especificos, já que eles contam mais na pontuação geral". Mesmo assim, procure fazer uma transição, orienta.



"No primeiro semestre, divida meio a meio as horas dedicadas para os estudos entre as matérias específicas e não específicas. Em julho e agosto, dedique 40% e 60% do tempo, nessa ordem. Em setembro, 70% e 30%; e, a partir de outubro, 80% e 20%, respectivamente", orienta.

Affonso afirma que o aluno não deve abandonar o estudo das não especificas, pois mesmo que elas contem menos na pontuação geral, alguns décimos podem ser cruciais para a aprovação.



Assista ao vídeo e veja mais dicas acessando:

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1561170-5604,00-SAIBA+DIVIDIR+O+TEMPO+DE+ESTUDO+ENTRE+MATERIAS+ESPECIFICAS+E+NAO+ESPECIFICA.html

g1.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader