Quinta-Feira , 25 de Abril de 2024

Saiba dividir o tempo de estudo entre as matérias

g1.com.br - 30.03.10

Saiba dividir o tempo de estudo entre matérias específicas e não específicas

No primeiro semestre, divisão de carga horária deve ser equilibrada.

Do G1, em São Paulo

O coordenador de ensino do curso pH, Alcides Affonso dá dicas sobre preparação para o vestibular. Como dividir da melhor forma o tempo de estudo entre matérias específicas e não específicas, exigidas nas provas do curso escolhido?

"No início do ano, o ideal é que não seja feita uma divisão de carga horária desigual entre elas. As primeiras provas aplicadas não fazem distinção de matérias, como a primeira fase da Unicamp, da Fuvest, exame de qualificação da UERJ, ou o Enem", diz. "Nesses exames todos os temas contam da mesma forma".

A recomendação é que no primeiro semestre do ano o estudante divida o seu tempo de uma forma equilibrada. No entanto, é recomendável separar um pouco mais de tempo para reforçar as matérias que o vestibulando tenha mais dificuldade, afirma Affonso.

"Na transição do primeiro para o segundo semestre, o estudante pode passar a dedicar mais tempo aos temas que são especificos, já que eles contam mais na pontuação geral". Mesmo assim, procure fazer uma transição, orienta.

"No primeiro semestre, divida meio a meio as horas dedicadas para os estudos entre as matérias específicas e não específicas. Em julho e agosto, dedique 40% e 60% do tempo, nessa ordem. Em setembro, 70% e 30%; e, a partir de outubro, 80% e 20%, respectivamente", orienta.

Affonso afirma que o aluno não deve abandonar o estudo das não especificas, pois mesmo que elas contem menos na pontuação geral, alguns décimos podem ser cruciais para a aprovação.

Assista ao vídeo e veja mais dicas acessando:

g1.com.br