> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa tarde
Quinta-Feira , 28 de Março de 2024
>> Notícias
   
 
Orientação Profissional na escola é fundamental


g1.globo.com.br - 09.04.10

Opinião: Orientação Profissional na escola é fundamental

Atividade ajuda jovens em conflito quanto a escolha da carreira.

'Orientá-los profissionalmente não é um luxo e sim uma necessidade'.

Ana Cássia Maturano
Especial para o G1


As principais universidades do país estão organizando seus calendários para os vestibulares 2011. Em agosto, começam as inscrições para USP, ITA e Unicamp.


Embora algumas instituições realizem seleções no meio do ano, geralmente os alunos do terceiro ano do ensino médio concorrerão a uma vaga apenas no final de 2010.


Isso significa que, apesar da carga de estudos que estão enfrentando, os estudantes têm que se preocupar com uma questão muito séria: que carreira concorrer nos vestibulares. Essa escolha diz respeito a um projeto de vida, que por sua vez dá um significado positivo ao empenho para passar no vestibular.


Num primeiro momento pode parecer que essa questão seja de fácil resolução. Não é. Principalmente porque se refere a um aspecto importante da vida de todos: a que se dedicar a maior parte da vida.


Para isso, a psicologia se preocupou em estudar a questão da identidade profissional e desenvolveu um corpo teórico e prático, conhecido como Orientação Profissional, que ajuda não só os jovens em conflito quanto a escolha de uma carreira, mas também profissionais que se encontram em uma encruzilhada, não sabendo que rumo seguir profissionalmente.

Nesse aspecto, as escolas que preparam os jovens para os vestibulares deveriam também se preocupar com a questão profissional e oferecer a seus alunos ferramentas para que eles possam amadurecer nisso. Não só no sentido de conhecer as profissões, que são muitas e nem sabemos o que algumas fazem. Mas de proporcionar a eles um tempo para que reflitam sobre o aspecto profissional. Muitos nunca pararam para pensar seriamente no assunto.


Um trabalho como esse deve ser oferecido aos estudantes de ensino médio, se pensarem em fazer um curso universitário; ou para alunos do ensino fundamental, considerando aqueles que pretendem fazer um curso médio técnico.


Apesar de estarmos em abril, as escolas que ainda não trabalharam essa questão podem ajudar seus alunos, que com certeza em sua maioria estão angustiados.


O ideal é que esse trabalho seja feito considerando os três anos do ensino médio, quando se pretende envolver o jovem nas questões profissionais. Inicialmente, podem apenas conhecer as diferentes carreiras a serem seguidas, desde a formação universitária até a sua prática. Os guias de profissão são importantes só como ponto de partida.


A escola, com a ajuda de seus alunos, pode montar um acervo de informações das diferentes profissões para servir como material de consulta. Enquanto o montam, aprendem a pesquisar e as dúvidas e interesses vão aparecer.



Dinâmicas de grupo
No final do segundo ano do ensino médio e início do terceiro, pode-se pensar em algo mais focado. Para isso, o trabalho em grupos oferece muitas possibilidades. Através de dinâmicas de grupo, orientadas por um profissional da área da psicologia ou pedagogia, que tenha experiência com Orientação Profissional, pode-se trabalhar várias facetas envolvidas na escolha de uma carreira.


Por exemplo, propiciar o autoconhecimento e o conhecimento mais específico de algumas profissões de interesse dos jovens; explorar fantasias quanto ao futuro profissional; tornar evidente influências familiares e maneiras de lidar com elas; conhecer um pouco do mercado de trabalho, permitindo que se tome consciência das condições que poderá enfrentar. E muitos outros aspectos relacionados a realidade ocupacional e que envolvem uma escolha.


A instituição escolar não pode cruzar os braços. Ela deve ajudar seus alunos a se desenvolverem plenamente, o que inclui o prosseguimento dos estudos para que tenham uma profissão.


Ter uma profissão que se gosta e que tem a ver consigo, possibilita dar um sentido à vida e evitar muitos dissabores. Os jovens precisam de ajuda para se encontrarem. Sentir-se perdido pode levar a co

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1562413-5604,00-OPINIAO+ORIENTACAO+PROFISSIONAL+NA+ESCOLA+E+FUNDAMENTAL.html

g1.globo.com.br

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader