> Sistema Documentação
> Memorial da Educação
> Temas Educacionais
> Temas Pedagógicos
> Recursos de Ensino
> Notícias por Temas
> Agenda
> Programa Sala de Leitura
> Publicações Online
> Concursos & Prêmios
> Diário Oficial
> Fundação Mario Covas
Boa noite
Sexta-Feira , 19 de Abril de 2024
>> Notícias
   
 
USP abre 1º centro de nanotecnologia do País


Portal do Governo do Estado de São Paulo - 13.04.10

USP abre 1º centro de nanotecnologia e engenharia tecidual do País

Centro ampliará produção de medicamentos nanoestruturados e da pele artificial

O primeiro centro de nanotecnologia e engenharia tecidual do Brasil aplicado especificamente à saúde já está em funcionamento na cidade de Ribeirão Preto. Coordenado pelo professor Antonio Claudio Tedesco, do Departamento de Química, da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), da Universidade de São Paulo (USP), o espaço de 200 metros quadrados ampliará a produção de medicamentos nanoestruturados para o tratamento de câncer de pele com a aplicação com laser (fármacos fotoativados), além da produção em escala da pele artificial, usada para recuperação de queimados e tratar problemas cicatriciais em geral.

Segundo o coordenador do centro, o tratamento de câncer de pele com fármacos fotoativados já está consolidado em projetos de pesquisa em parceria com cinco centros ambulatoriais no País: Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade de Brasília (UnB-HRAN), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Centro de Excelência do Tratamento de Câncer de Belém do Pará. "Queremos chegar a 12 centros ambulatoriais parceiros até o final do ano", diz.

Além de medicamentos para uso envolvendo fotoativação luminosa, o grupo coordenado pelo professor Tedesco também produz medicamentos com outros princípios ativos, não fotoativados. Ele diz que as moléculas ativas dos medicamentos são algumas vezes as mesmas usadas em outras formulações. O diferencial é o veículo nanoestruturado pelo qual esse remédio é introduzido no organismo. "É uma nova roupagem para velhos fármacos, que atingem alvos específicos, por isso a resposta tem sido melhor com redução de efeitos colaterais indesejáveis", comemora. No tratamento do câncer não melanômico, por exemplo, ele diz que já foram atendidos mais de 600 pacientes e o índice de cura chega a 98% na primeira aplicação e 100% após uma segunda aplicação.

A produção de pele artificial, que atualmente só é feita por indústrias, deve chegar a 100 cm²/mês no Centro de Nanotecnologia e Engenharia Tecidual da USP de Ribeirão Preto e será utilizada não só para queimados, mas também em doenças cicatricias e como modelo cutâneo em muitos experimentos. "Queremos produzir em quantidade e com qualidade assegurada para tratamento de doenças e pesquisa. A distribuição desse material não é realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e sim por meio de convênios de pesquisas entre a USP e os centros interessados, sendo custeado por agências de fomento à pesquisa. Mas a ideia é ter convênio com o Ministério da Saúde para subsidiar a produção e distribuição", enfatiza.

Tratamento

O know how adquirido pelo grupo da FFCLRP permitiu que a parceria com a Unifesp avançasse para estudos em outras áreas da medicina, como ortopedia e neurologia, além da própria dermatologia. No câncer de pele, por exemplo, o próximo passo é tratar com fármacos nanoestruturados pacientes renais transplantados. "Esses pacientes têm maior incidência de câncer de pele, em função das medicações para evitar rejeição do novo órgão, o que leva a baixa imunidade", diz o coordenador da pesquisa professor Mauro Inokihara, do setor de tumores cutâneos da Unifesp.

Na ortopedia, o pesquisador de Ribeirão Preto atua junto ao grupo liderado pelo professor Walter Manna Albertoni, que trabalha em novas terapias para lesões do nervo ciático. Segundo a professora Sandra Gomes Valente, integrante da equipe do professor Albertoni, as pesquisas ainda estão em desenvolvimento em animais e utiliza uma técnica cirúrgica já existente, a de enxerto de veia. "Esse trabalho é o doutorado de Nicolau Granado Segre e tem de novo o preenchimento dessa veia com nanoesferas que liberam hormônios de crescimento para tratar as lesões do nervo ciático", explica.

O grupo também deve iniciar nos próximos dias a utilização de um fármaco nanoestruturado que vai permitir o cresci

http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia.php?id=209147&q=USP+abre+primeiro+centro+de+nanotecnologia+e+engenharia+tecidual+do+Brasil

USP

Para mais informações clique em AJUDA no menu.

 





Clique aqui para baixar o Acrobat Reader